Escalonar horários de comércio e escolas é opção para desafogar trânsito
Assunto será discutido em audiência pública promovida por vereadores da Capital
O escalonamento de horários de entrada e saída de escolas e lojas seria alternativa para evitar congestionamentos, que hoje são comuns no trânsito de Campo Grande. A sugestão partiu do vereador André Luís Soares, o “Prof. André” (Rede), durante uma reunião em que se discutiu a precariedade do transporte público e agora os vereadores se reunirão com representantes de diversos setores para avaliar a proposta.
“Apesar de Campo Grande ter vias largas e retas, há congestionamento nos horários de pico, o que acontece em qualquer Capital. Uma das propostas que a gente avalia é o que acontece no Japão. Tem-se horários diferenciados não só para o comércio, mas também para as escolas. Para todo mundo não ter que usar ônibus das 5h30 até às 8h30, a gente pode começar a fazer flexibilização de horário”, defende o vereador.
- Leia Também
- Com fluxo intenso, semáforos em rotatórias serão reanalisados
- Interdições causam congestionamento e tiram a paciência de motoristas no Centro
Alguns tipos de comércio poderiam abrir às 8h, outros às 9h, enquanto as escolas municipais às 7h, escolas estaduais às 7h45. São exemplos de como poderia funcionar o escalonamento na Capital.
O vereador acredita que muitos podem não gostar da ideia a princípio, portanto os setores são convidados a discutir o assunto antes de qualquer proposta para alteração de leis e implementação do sistema.

“Isso significaria uma readaptação de costumes, mas a gente entende que não adianta fazermos uma grande modificação, além de melhorar a qualidade do transporte público, a gente vai continuar com a questão de afunilamento de horário de entradas e saídas de tudo. Então, essa é uma discussão que vamos levantar como alternativa de melhorar a mobilidade urbana”, explica.
Audiência - A flexibilização de horários será discutida em audiência pública na quarta-feira (10), às 9h, no Plenário Oliva Enciso, na Câmara Municipal de Campo Grande, que fica na Avenida Ricardo Brandão, n. 1600, no Bairro Jatiúka Park. A audiência será transmitida ao vivo pelo Facebook e Youtube.
A discussão foi convocada pela Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara, presidida pelo Prof. André. Também fazem parte da comissão, os vereadores Alírio Villasanti, o "Coronel Villasanti" (União Brasil ), Clodoilson Pires (Podemos), José Jacinto Luna Neto, o "Zé da Farmácia" (Podemos) e Camila Jara (PT).
Clique aqui para acessar o canal da Câmara Municipal no Youtube.