ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Estados pedem que União faça compensação total da perda do ICMS dos combustíveis

STF deu 24h para que governo federal, a Câmara e o Senado se manifestarem sobre a proposta

Gabriela Couto | 13/06/2022 17:56
Boma de combustível abastecendo veículo. (Foto: Kísie Ainoã)
Boma de combustível abastecendo veículo. (Foto: Kísie Ainoã)

Um acordo para pôr fim à disputa entre estados e o governo federal em torno do modelo de cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços) dos combustíveis foi proposto hoje (13) pelo Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda).

A assessoria de imprensa do governo de Mato Grosso do Sul ainda não confirmou se o Estado participou da reunião que resultou no documento.

Dentre as medidas, os secretários de Estado de Fazenda querem a compensação integral das perdas de arrecadação que vão ter com as novas regras, e uma implementação gradual do teto do imposto de 17% para combustíveis, energia, comunicações e transporte. O STF (Supremo Tribunal Federal), por meio do ministro André Mendonça, deu 24h para o governo federal, a Câmara e o Senado se manifestarem sobre a proposta.

Além disso, os estados querem que a alíquota de no máximo 17% seja aplicada somente em 2022. A partir do ano que vem, gasolina e álcool, retornaria com as regras de tributação atuais. O diesel e o gás de cozinha, também teriam alíquota maior em 2023, mas com redução gradativamente até 2025.

Depois de receber as respostas do governo federal, Senado e Câmara, ele vai decidir se homologa ou não o acordo. Vale lembrar que neste momento o Senado discute a PLP 18/2022, que pode promover mudanças na cobrança de impostos sobre combustíveis pelos estados. O relator já apresentou voto favorável pela tramitação do texto e os senadores devem votar ainda hoje a proposta.

Nos siga no Google Notícias