A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

11/08/2017 13:21

Ex-chefe do Gabinete do Estado Maior do Exército toma posse no CMO

Richelieu de Carlo
Novo comandante toma posse ao lado de autoridades militares. (Foto: André Bittar)Novo comandante toma posse ao lado de autoridades militares. (Foto: André Bittar)

O general José Luiz Dias Freitas tomou posse do CMO (Comando Militar do Oeste) nesta sexta-feira (11). Em Mato Grosso do Sul, já serviu no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado em Ponta Porã, município a 323 km da Capital.

No Exército desde 1976, Freitas foi comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, sediada em Ponta Grossa (PR); chefe do Gabinete do Estado Maior do Exército; chefe do Centro de Doutrina do Exército, terceiro subchefe do Estado-Maior do Exército e subcomandante de Operações Terrestres, cargos exercidos em Brasília (DF).

Antes de ser nomeado para assumir o comando do CMO, estava comandando a 5ª Divisão de Exército, em Curitiba.

Freitas substitui o general José Carlos Braga de Avellar, que continuará na chefia do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste. É oriundo da arma de Cavalaria e incorporou às fileiras do Exército em 25 de fevereiro de 1980, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Foi promovido ao posto atual em 31 de dezembro de 2014.

CMO - Com a criação do Governo das Armas em 1821, no então Estado de Mato Grosso, surgiu o Comando Militar do Oeste, com outras denominações: Inspeção Permanente da 13ª Região; Circunscrição Militar; 9ª Região Militar e 9ª Divisão de Exército.

Somente em 1985 foi denominado Comando Militar do Oeste. O CMO abrange os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças, Estado de Goiás. É responsável pela área territorial de cerca de 1.250.000 km², fazendo fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

O CMO dispõe de organizações militares blindadas, mecanizadas e motorizadas, que vão desde a engenharia à aviação, além das tropas pantaneiras.

Fachin libera denúncia sobre Temer para envio à Câmara dos Deputado
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin liberou hoje (21) o envio à Câmara dos Deputados da segunda denúncia apresentada pelo então...
STF decide enviar denúncia sobre Temer à Câmara Federal
Após dois dias de julgamento, por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (21) pelo envio imediato à Câmara dos Deputados da segu...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions