ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Política

Fábio defende reforma política ampla, mas só dois temas são certos

Zemil Rocha | 28/03/2013 17:41
Fábio defende reforma que coloque o "dedo na ferida" (Foto: Arquivo)
Fábio defende reforma que coloque o "dedo na ferida" (Foto: Arquivo)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) preferia uma reforma política mais ampla, mas considera um avanço o fato de dois dos principais pontos dela estarem pautados para ser votados no Plenário da Câmara nos dias 9 e 10 de abril. A fixação de data para votação aconteceu esta semana numa reunião dos líderes partidários com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.

“O ideal seria aprovar o financiamento público de campanha, mas acredito que apenas a coincidência de eleições e a extinção das coligações proporcionais devem ser votadas”, informou Fábio Trad.

Na opinião do relator da reforma, deputado Henrique Fontana (PT-RS), o importante era arrumar pauta para votar a matéria, já que ela gera muita polêmica. "Se a gente esperar um acordo para votar a reforma política, nós não votaremos reforma política nas próximas dez gerações. Reforma política é um assunto para sentar com civilidade, abrir a votação no Plenário e compor maiorias", defendeu ele.

Da mesma forma que Fábio Trad, o relator Henrique Fontana também defende o financiamento de campanhas eleitorais com recursos públicos, medida que, na opinião de ambos, diminuiria a influência do poder econômico nas eleições. Atualmente, as campanhas são custeadas principalmente por grandes empresas. O parlamentar sul-mato-grossense lamenta que o combate à influência do poder econômico no processo eleitoral não esteja na pauta de votação: “O poder econômico nas eleições é determinante. São raros, raríssimos, os deputados eleitos por voto de conceito. A grande maioria, infelizmente, submete-se a lógica perversa do sistema, gerando injustiças gritantes”.

Para Fabio Trad, a legislação eleitoral tem que ser realizada “sem receio de colocar o dedo na ferida e apontar os atuais erros do sistema político”. Entendendo que as distorções do sistema eleitoral provocam um distanciamento cada vez maior entre eleitor e eleito, “corroendo a credibilidade da atividade política”, Fábio defende mudança estrutural “pensando nas próximas gerações”.

Além de financiamento público de campanha, o deputado Fábio Trad é a favor de haver limite de três mandatos para o mesmo cargo legislativo, o que dá 12 anos. A mudança, segundo ele, permitira “maior renovação dos quadros políticos com novas ideias e práticas políticas, o que é salutar para a democracia e para os parlamentares”.

 

Nos siga no Google Notícias