ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Fazendeiros de MS pedem audiência no Senado para pôr fim a conflito indígena

Liana Feitosa e Leonardo Rocha | 29/06/2015 15:12
Reunião ocorreu na Assomasul nesta segunda-feira (29). (Foto: Edson Ribeiro)
Reunião ocorreu na Assomasul nesta segunda-feira (29). (Foto: Edson Ribeiro)

Representantes do poder público, do governo de Mato Grosso do Sul, de prefeituras da região sul do Estado e proprietários rurais se reuniram nesta segunda-feira (29) para tentar encontrar soluções, ou pelo menos alternativas, para lidar com o problema dos conflitos indígenas nas cidades do interior sul de MS.

Os produtores rurais pedem ação imediata das autoridades, iniciativas que garantam a segurança nas fazendas. A reunião ocorreu na Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul). Entre os representantes políticos estiveram presentes os deputados estaduais Antonieta Amorim (PMDB), Zé Teixeira (DEM), Mara Caseiro (PTdoB) e Eduardo Rocha (PMDB).

Entre os federais, Tereza Cristina (PSB), Carlos Marum (PMDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e, ainda, o senador Waldemir Moka (PMDB). A reunião foi organizada pelo prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, que também é presidente do Conesul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Cone Sul de Mato Grosso do Sul).

Alternativas - Como resultado, surgiram várias propostas durante a conversa, que serão encaminhadas para diferentes setores do poder público. Entre elas, está o pedido de realização de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado e no Senado Federal.

Na reunião local, a ideia é reunir produtores rurais e iniciar um movimento de organização. Inclusive, solicitar ao governo estadual que convoque uma reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, aqui no Estado.

No Senado, a audiência ocorreria também com a presença do ministro para que fosse pedida ação efetiva do Governo Federal. Assim, o grupo espera pressionar o Governo Federal para que resolva os conflitos.

Segurança - Outra proposta apresentada quer que os ruralistas, cujas terras foram invadidas, entrem com ações judiciais particulares em busca de liminares que possam fazer com que o governo estadual envie forças de segurança para garantir a colheita de milho na região.

Isso porque, segundo o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, a administração estadual só poderá agir impulsionada por ação judicial. "Se a Justiça mandar que a gente tem que ir até às propriedades para garantir a colheita, nós iremos", explica.

Sem segurança, os fazendeiros temem que aconteçam mortes e tragédias nos territórios. (Foto: Leonardo Rocha)
Sem segurança, os fazendeiros temem que aconteçam mortes e tragédias nos territórios. (Foto: Leonardo Rocha)

O período de colheita está próximo e, se preciso for, os fazendeiros esperam que o governo promova até mesmo a retirada de insumos de propriedades que estão invadidas. Sem segurança, os fazendeiros temem que aconteçam mortes e tragédias nos territórios.

Responsabilidade - Por isso, o deputado Eduardo Rocha quer propor requerimento à PGE (Procuradoria Geral do Estado) para que criminalize as ações de violência no campo. Assim, caso aconteça alguma tragédia, o ministro da Justiça poderá ser responsabilizado.

Os proprietários rurais também querem mudanças nas regras sobre as demarcações de terras indígenas. Para a deputada Antonieta, deve-se buscar a extinção da normatização da Funai (Fundação Nacional do Índio) que trata sobre a questão das demarcações. Os ruralistas alegam que essa regra é desigual, pois a Funai não ouve os dois lados e os estudos sempre são concluídos a favor dos índios, ou seja, são favoráveis às demarcações.

Para o recém-eleito presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Maurício Saito, é preciso inviabilizar as demarcações de terras invadidas por meio de decisão legal, como a medida que cancela o direito à disputa judicial de terras invadidas pelo MST (Movimento dos Sem Terra). Ou seja, se a terra for invadida, os indígenas perderiam o direito de brigar por ela no judiciário.

Organização do PT - Segundo o deputado Luiz Henrique Mandetta, as ações dos índios são orquestradas pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Para ele, o partido quer promover essas disputas no Estado, portanto, tudo se trata de manobra política. Nenhum representante do PT participou da reunião.

Para o indígena Élcio Terena, as agendas do Congresso nacional deveria ser trancada até que a presidente Dilma resolvesse a questão do conflito. Para ele, a situação vai além do campo, já que existem nas aldeias verdadeiros "depósitos de drogas". Somente ações mais amplas melhorariam a questão indígena no país, para Terena.

A reunião foi encerrada com produtores pedindo ação imediata das autoridades locais, principalmente garantias de segurança.

Nos siga no Google Notícias