A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 25 de Março de 2019

23/11/2018 09:39

Governo elogia ações do TCE para qualificar gestão nos municípios

Programas buscam aprimorar e modernizar setor administrativo das prefeituras de MS

Leonardo Rocha
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), durante evento no Tribunal de Contas (Foto: Divulgação/TCE)Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), durante evento no Tribunal de Contas (Foto: Divulgação/TCE)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) elogiou o trabalho realizado pelo TCE-MS (Tribunal de Contas Estadual de Mato Grosso do Sul), em programa de qualificação e modernização da gestão públicas, nos 79 municípios do Estado. Ele citou a boa relação e contato com os prefeitos, para que haja “boas práticas” administrativas.

O tucano destacou esta ação da instituição, durante premiação organizada pelo TCE, para selecionar as prefeituras que tiveram boas práticas em gestão pública. “ E com essa premiação aos prefeitos pelas boas práticas, a Corte de Contas acaba estimulando aos demais que não foram premiados este ano para que no próximo ano”, disse ele, durante evento realizado ontem (22).

O Tribunal de Contas realizou a solenidade de entrega de selos de qualidade aos municípios, por meio do programa “Prefeitura Destaque”. Além das boas práticas administrativas, também foram premiados aqueles que promoveram aprimoramento da gestão de resíduos sólidos.

O procurador-geral de Justiça, Paulo Passos, citou a importância do “diálogo” entre os órgãos de controle como Tribunal de Contas e MPE (Ministério Público Estadual) junto aos gestores públicos. “Que possamos construir pontes de entendimento. É importante construirmos um diálogo que toque a sociedade e aqueles que mantêm o poder político”.

O senador eleito, Nelsinho Trad (PTB), que participou do evento, lembrou do avanço tecnológico que o Tribunal de Contas teve nos últimos anos, contribuindo com os municípios. “Para isso é muito importante o acompanhamento e o auxilio às prefeituras que ainda não conseguiram atingir o estágio de evolução nas situações administrativas”.

O presidente do TCE, o conselheiro Waldir Neves, ressaltou que a intenção da instituição “não é punir os gestores” e sim melhorar a qualidade administrativa, para reduzir os problemas. “Hoje nosso Tribunal está muito mais eficiente e presente no sentido de planejar e orientar o gestor”. Ele citou o programa “E-Extrator”, que ajuda os prefeitos a fazer uma radiografia da sua realidade.

TCE premiou prefeituras que tiveram boas práticas de gestão (Foto: Divulgação/TCE)TCE premiou prefeituras que tiveram boas práticas de gestão (Foto: Divulgação/TCE)

Premiação - O Tribunal concedeu certificado de gestão sustentável em resíduos sólidos a 45 prefeituras, e o destaque ficou para o município de Inocência, que recebeu a primeira colocação na premiação do “Selo Prefeitura Destaque”. Ela foi seguida por Bataguassu.

Ainda foram premiadas Taquarussu, Rochedo, Paraíso das Águas, Japorã, Guia Lopes da Laguna, Antônio João, Terenos, Nova Andradina, Aparecida do Taboado, Figueirão, Naviraí, Três Lagoas, Itaquiraí, Batayporã, Iguatemi, Fátima do Sul, Sonora e Coxim.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions