A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019

06/05/2019 11:39

Governo inicia reuniões para definir planejamento dos próximos 4 anos

Reunião contou com representantes da nove secretarias estaduais, no auditório da Governadoria

Leonardo Rocha
Sectreário-adjunto da Segov, Flávio César, fez a apresentação do plano (Foto: Leonardo Rocha)Sectreário-adjunto da Segov, Flávio César, fez a apresentação do plano (Foto: Leonardo Rocha)

O governo de Mato Grosso do Sul iniciou hoje (06), durante a manhã, as reuniões para definir o planejamento dos próximos quatro anos, que estará no PPA (Plano Plurianual) de 2020 a 2023. A expectativa da gestão é realizar cinco encontros regionais sobre o tema, apenas nos meses de julho e agosto deste ano, em diferentes cidades.

A reunião de hoje teve a participação do secretário-adjunto de Governo, Flávio César, além de representantes das nove secretarias, que ficarão responsáveis por produzir o plano. Foi apresentado o cronograma de atividades, além de uma breve apresentação sobre o que o governo deseja para este próximo ciclo.

“O PPA vai dar o governo o norte e caminho que devemos seguir, para que possamos continuar a ter bons resultados, como no primeiro mandato. Se trata de um planejamento estratégico dos próximos quatro anos, para cada área, com a participação da sociedade”, adiantou Flávio César.

Projetos - O superintendente de Planejamento da Segov (Secretaria Estadual de Governo), Taner de Castro Nogueira, disse que a intenção do plano é construir projetos que possam trazer resultados práticos ao governo, com planejamento definido para cada secretaria. “Temos que mostrar os investimentos e serviços oferecidos para população”.

Ele citou a situação financeira “caótica” que os estados convivem, mas ponderou que cabe apresentar projetos que melhorem os indicadores de cada pasta. “Um plano para o futuro que possa ter no nosso Estado um bom lugar para viver e investir, com uma região competitiva e de oportunidades”.

superintendente de Planejamento, Taner de Castro Nogueira, durante reunião (Foto: Leonardo Rocha)superintendente de Planejamento, Taner de Castro Nogueira, durante reunião (Foto: Leonardo Rocha)

Aprendizado – Taner citou que este segundo Plano Plurianual que será feito na gestão tucana, vai corrigir o que faltou na primeira edição, como por exemplo, prever orçamento para projetos temáticos, colocar o contrato de gestão de cada pasta dentro deste estudo, além de definir metas específicas, não apenas “genéricas”.

Ele ainda citou que o orçamento anual precisa ser a base dos gastos e investimentos do governo estadual. “Não pode ser diferente do que é executado, por isso necessário melhor planejamento”. Para construir o PPA já estão marcados cinco encontros regionais nos próximos meses, em Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Aquidauana, Ponta Porã e Três Lagoas.

O PPA é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes e prioridades do governo, com seus objetivos e metas a serem cumpridas durante o período de quatro anos. A cada 12 meses é feita uma avaliação do processo em andamento, para saber se as medidas estão realizadas.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions