ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Governo inicia reuniões para definir planejamento dos próximos 4 anos

Reunião contou com representantes da nove secretarias estaduais, no auditório da Governadoria

Leonardo Rocha | 06/05/2019 11:39
Sectreário-adjunto da Segov, Flávio César, fez a apresentação do plano (Foto: Leonardo Rocha)
Sectreário-adjunto da Segov, Flávio César, fez a apresentação do plano (Foto: Leonardo Rocha)

O governo de Mato Grosso do Sul iniciou hoje (06), durante a manhã, as reuniões para definir o planejamento dos próximos quatro anos, que estará no PPA (Plano Plurianual) de 2020 a 2023. A expectativa da gestão é realizar cinco encontros regionais sobre o tema, apenas nos meses de julho e agosto deste ano, em diferentes cidades.

A reunião de hoje teve a participação do secretário-adjunto de Governo, Flávio César, além de representantes das nove secretarias, que ficarão responsáveis por produzir o plano. Foi apresentado o cronograma de atividades, além de uma breve apresentação sobre o que o governo deseja para este próximo ciclo.

“O PPA vai dar o governo o norte e caminho que devemos seguir, para que possamos continuar a ter bons resultados, como no primeiro mandato. Se trata de um planejamento estratégico dos próximos quatro anos, para cada área, com a participação da sociedade”, adiantou Flávio César.

Projetos - O superintendente de Planejamento da Segov (Secretaria Estadual de Governo), Taner de Castro Nogueira, disse que a intenção do plano é construir projetos que possam trazer resultados práticos ao governo, com planejamento definido para cada secretaria. “Temos que mostrar os investimentos e serviços oferecidos para população”.

Ele citou a situação financeira “caótica” que os estados convivem, mas ponderou que cabe apresentar projetos que melhorem os indicadores de cada pasta. “Um plano para o futuro que possa ter no nosso Estado um bom lugar para viver e investir, com uma região competitiva e de oportunidades”.

superintendente de Planejamento, Taner de Castro Nogueira, durante reunião (Foto: Leonardo Rocha)
superintendente de Planejamento, Taner de Castro Nogueira, durante reunião (Foto: Leonardo Rocha)

Aprendizado – Taner citou que este segundo Plano Plurianual que será feito na gestão tucana, vai corrigir o que faltou na primeira edição, como por exemplo, prever orçamento para projetos temáticos, colocar o contrato de gestão de cada pasta dentro deste estudo, além de definir metas específicas, não apenas “genéricas”.

Ele ainda citou que o orçamento anual precisa ser a base dos gastos e investimentos do governo estadual. “Não pode ser diferente do que é executado, por isso necessário melhor planejamento”. Para construir o PPA já estão marcados cinco encontros regionais nos próximos meses, em Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Aquidauana, Ponta Porã e Três Lagoas.

O PPA é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes e prioridades do governo, com seus objetivos e metas a serem cumpridas durante o período de quatro anos. A cada 12 meses é feita uma avaliação do processo em andamento, para saber se as medidas estão realizadas.

Nos siga no Google Notícias