ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Governo organiza projeto para ampliar cotas para negros em concursos

Leonardo Rocha | 19/11/2015 12:22
Veto ao projeto de Amarildo foi tirado de pauta, pois governo vai enviar proposta semelhante (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Veto ao projeto de Amarildo foi tirado de pauta, pois governo vai enviar proposta semelhante (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

Os deputados iriam votar nesta sessão (19), o veto do governo ao projeto de Amarildo Cruz (PT), que ampliava de 10% para 20% a cota para negros em concursos estaduais. Entretanto, a matéria não foi apreciada, porque o líder do governo, o deputado Rinaldo Modesto (PSDB), pediu a retirada da pauta, já que o executivo organiza uma proposta semelhante, para ser enviada a Assembleia.

"Houve o veto do governo estadual, porque existia vício de iniciativa, mas já está organizando um novo projeto semelhante, construído junto com o MPE (Ministério Público Estadual), para ampliação das cotas, vai ser enviado em breve", disse Rinaldo.

O líder do governo explicou esta situação para o autor do projeto, e então se chegou ao acordo para retirar a proposta de pauta. "Eles me pediram mais tempo e disseram que vão enviar uma proposta neste sentido, vamos aguardar, para ver se será cumprido", disse Amarildo Cruz.

O petista ainda ponderou que tinha conversado com os colegas e que certamente a votação seria apertada, já que muitos também entendem que é necessário ampliar as cotas para negros. A justificativa é que ainda se deve aumentar as medidas para promover mais iguadalde. No projeto a cota para índios que hoje é de 3%, segue o mesmo percentual.

O deputado ainda citou que a lei federal 12.990 já prevê 20% das vagas em concursos federais. “Ainda precisamos ter políticas a curto prazo, para que no futuro não seja mais necessário as cotas nem para os negros e nem ao indígenas”.

Nos siga no Google Notícias