ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, DOMINGO  15    CAMPO GRANDE 20º

Política

Governo sanciona lei que cassa aposentadoria de servidores indisciplinados

O tema é questionado em esferas judiciais superiores, mas passa a valer em Mato Grosso do Sul

Izabela Sanchez | 18/12/2019 11:42
Governo sanciona lei que cassa aposentadoria de servidores indisciplinados
Principal mudança é artigo 231 que inclui a cassação de aposentadoria (Foto: Divulgação)

O governo do Estado sancionou e publicou nesta quarta-feira (18), lei que estende as punições administrativas previstas para os servidores estaduais também aos aposentados. A cassação da aposentadoria está entre as penalidades previstas para os inativos indisciplinados.

A proposta é projeto de lei do Executivo, chegou à Assembleia Legislativa em agosto e altera o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado, de 1990.

A nova lei sanciona muda uma série de artigos do Estatuto referentes a direito de petição, penalidade, apurações, processo disciplinar e julgamento. Conforme o texto o artigo 231, além da cassação de disponibilidade (demissão) do servidor, há, agora, a cassação de aposentadoria.

A constitucionalidade de normativas com esse tema é questionada no Judiciário há anos. Em fevereiro de 2018 o STF (Supremo Tribunal Federal) negou recurso e manteve a pena de cassação de aposentadoria imposta a um servidor público federal. A decisão abriu precedente para outras decisões deste tipo.

Atualmente, o governo do estado conta com quadro de cerca de 70 mil servidores estaduais: 32.467 inativos, 27.377 aposentados e 5.090 pensionistas.

Nos siga no Google Notícias