A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

22/05/2015 10:54

Governo sanciona política de incentivo ao uso de bicicleta em MS

Leonardo Rocha
Proposta de autoria de Rinaldo Modesto, que se tornou lei, visa incentivar o uso da bicicleta (Foto: Roberto Higa/ALMS)Proposta de autoria de Rinaldo Modesto, que se tornou lei, visa incentivar o uso da bicicleta (Foto: Roberto Higa/ALMS)

O governo estadual sancionou a política de incentivo ao uso de bicicleta em Mato Grosso do Sul, após a aprovação da proposta do deputado Rinaldo Modesto (PSDB), na Assembleias Legislativa. O programa visa uma série de ações para fomentar esta prática, para melhorar o meio ambiente, o trânsito e a saúde da população.

Esta ação tem como objetivo reduzir o uso do automóvel, com o estímulo para a locomoção através da bicicleta, como meio de transporte eficiente, sustentável e seguro. Haverá a adoção de políticas de educação no trânsito, assim como incentivar associação de ciclistas e usuários desta modalidade.

Também estão previstas a promoção de campanhas educativas e a criação da “Semana do Incentivo ao Uso de Bicicleta”, que vai acontecer em 22 de setembro de cada ano, quando será realizada uma audiência pública para discutir o tema, que terá a participação de representantes da sociedade civil.

“Isto gera menos poluição ao meio ambiente, o ciclista ainda realiza exercício físico e deixamos de aumentar o número de acidentes com motos no Estado, que lota os hospitais e UTIs (Unidade de Terapia Intensiva)”, disse o autor da proposta.  

Rinaldo ressaltou que esta política terá ações em curto, médio e longo prazo. “Em Amsterdã você fica impressionado com o número de bicicletas, queremos implantar todas estas inovações aqui”.

Veto – O governo vetou o artigo 3 do projeto de Rinaldo Modesto, que visava a criação de ciclovias e ciclofaixas, interligadas e devidamente sinalizadas, para deslocamento com segurança dos ciclistas, assim como instalação e suportes para o transporte de bicicletas e um sistema de locação de bicicletas, a um baixo custo, em locais de grande fluxo.

A justificativa foi que este artigo interfere em matéria de competência municipal, e mesmo que fosse de responsabilidade do governo estadual, a instituição de qualquer programa compete apenas a administração pública, inato ao executivo, que cabe decidir quais medidas e como estas serão adotadas.

Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...


Incentivo na implementação das ciclovias, na instalações de ciclofaixas!! Educação no trânsito para educar motoristas, motociclistas e ciclistas!
 
JESSICA MACHADO GONÇALVES em 22/05/2015 11:10:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions