A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

30/07/2014 09:10

Governo veta projeto que institui ônibus da saúde em escolas estaduais

Leonardo Rocha
Governador veta projeto aprovado na Assembleia, que institui o programa ônibus da saúde em escolas estaduais (Foto: Divulgação)Governador veta projeto aprovado na Assembleia, que institui o programa ônibus da saúde em escolas estaduais (Foto: Divulgação)

O governador André Puccinelli (PMDB) vetou o projeto de lei de autoria do deputado Marquinhos Trad (PMDB) que institui o programa "Ônibus da Saúde", em escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Esta mensagem foi publicada hoje (30), no Diário Oficial do Estado.

Este projeto tinha o objetivo levar profissionais da saúde aos colégios para atender estudantes carentes e zelar pela saúde preventiva. Os ônibus devidamente equipados tinham o intuito de tratar, prevenir e ensinar os alunos sobre saúde e higiene pessoal, com a participação de especialistas na área da odontologia, oftalmologia e clínico geral.

De acordo com o governo estadual, o projeto teve veto total por ser desde a origem inconstitucional, já que a implementação de políticas públicas faz parte de uma prerrogativa do executivo e não do legislativo.

Assim cabendo ao chefe da administração planejar quais medidas serão realizadas, como e quando poderão ser colocadas em prática. Também esta ação precisa estar prevista nas despesas estabelecidas no orçamento.

O executivo ainda apontou que a implantação de ônibus da saúde seria um "retrocesso" na política adotada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), já que a adoção desta alternativa não está incluída em nenhuma normatização do Ministério da Saúde e que de acordo com experiências do passado, desorganizou o sistema de atendimento.

O veto do projeto retorna para Assembleia Legislativa, para que os deputados analisam se mantém a decisão do executivo, de acordo com sua justificativas apresentadas ou se derrubam o veto e colocam a proposta em prática.

Ainda tem o que entregar sobre Michel Temer em delação, diz Funaro
O corretor de valores Lúcio Bolonha Funaro, preso na Papuda, em Brasília, disse nesta quarta (16) que "ainda tem" o que entregar sobre o presidente M...
Sem consenso, Câmara adia votação da reforma política
Sem consenso e diante de muita polêmica, o plenário da Câmara dos Deputados adiou na noite desta quarta-feira (16) a votação do texto-base de parte d...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions