ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Política

Grupo JBS tentou manipular CADE para comprar gás direto da Bolívia

Ricardo Campos Jr. | 20/05/2017 11:39
Sede do frigorífico de propriedade do grupo JBS em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Sede do frigorífico de propriedade do grupo JBS em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

Entre as fraudes envolvendo agentes do Governo Federal revelados em deleção premiada, o empresário e um dos donos do grupo JBS Joesley Santana detalhou ao MPF (Ministério Público Federal) tentativa de favorecer junto ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) a compra direta de gás boliviano para alimentar uma termelétrica em Cuiabá.

A Petrobras detém exclusividade para negociar e importar o produto do país vizinho, que entra em território nacional por Corumbá, em Mato Grosso do Sul. O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) gerado pela importação fica com o Estado.

Em 2015, a EPE (Empresa Produtora de Energia), que pertence ao grupo JBS, acionou o CADE reclamando que a estatal estava se recusando a vender o insumo, cobrando preços abusivos e adotando práticas discriminatórias contra a empresa.

Na delação ficou claro que a intenção era permitir que a companhia pudesse adquirir o gás com preços menores ou diretamente do fornecedor.

O empresário disse aos procuradores que por orientação do presidente Michel Temer (PMDB) se reuniu com o então deputado federal Rodrigo Rocha Loures, que assumiu vaga na Câmara quando Osmar José Serraglio assumiu o Ministério da Justiça.

Joesley afirma que o encontro aconteceu na casa do parlamentar. Depois de expor a situação e prometer propina de 5% do faturamento da termelétrica, Rodrigo ligou para o conselheiro do CADE Gilvandro Vasconcelos Coelho de Araújo e intermediou a questão de interesse do grupo JBS.

Recentemente, a Petrobras anunciou desinteresse no mercado do gás boliviano devido à desvalorização e desde então a compra direta tornou-se interesse de distribuidoras estatais, incluindo a de Mato Grosso do Sul.

Outro lado – Em nota, o CADE afirma que nenhuma decisão sobre o assunto foi tomada, pois a denúncia do grupo JBS ainda está sendo apurada.

Diz ainda que a Petrobras e a EPE assinaram um contrato privado para solucionar a questão, documento que não teve qualquer intermediação do conselho.

“Os servidores e dirigentes do CADE jamais tiveram conhecimento que veladamente um agente político estaria, supostamente, recebendo recursos de uma empresa privada para buscar soluções junto ao órgão”, diz a nota.

Nos siga no Google Notícias