ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Igreja lança campanha, mas foca em ações para a reforma política

Leonardo Rocha e Mariana Rodrigues | 22/02/2015 11:56
Lançamento de campanha, tem pedidos para que fiéis participem da discussão sobre reforma política (Foto: Alcides Neto)
Lançamento de campanha, tem pedidos para que fiéis participem da discussão sobre reforma política (Foto: Alcides Neto)

No lançamento da Campanha da Fraternidade de 2015, o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas de Lara, focou as ações deste ano na discussão sobre a reforma política do país, com a coleta de assinaturas que serão enviada para o Congresso Nacional. Foi pedido aos fiéis que além de buscar mais conhecimento sobre o tema, possam contribuir com a campanha.

O lançamento aconteceu nesta manhã (22), no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, que fica no bairro Monte Castelo. De acordo com a organização, 3 mil pessoas participaram do evento, que teve a missa e depois entrevista coletiva com o arcebispo da Capital.

No começo do evento haviam sido recolhidas apenas 350 assinaturas, por esta razão Dom Dimas fez questão de pedir aos fiéis para tomar mais conhecimento sobre o assunto e mesmo que divergir de algum item, participar do abaixo-assinado, para provocar a discussão em Brasília.

Entre os temas mencionados neste documento, está o fim do financiamento privado de campanha, a eleição em dois turnos, quando primeiro se elege o plano de governo e depois a lista de candidatos e uma participação maior da mulher no ato político. Também se pede a regularização dos referendos, plebiscitos e projetos de lei de iniciativa popular.

Esta campanha em favor da discussão da reforma política será ampliada nas igrejas, paróquias e sociedade civil. De acordo com o arcebispo, serão feitas cartilhas para facilitar a compreensão dos fiéis e assim estimular uma participação mais efetiva.

O objetivo deste movimento que envolve além da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), outras entidades e instituições, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), é recolher 1, 5 milhão de assinaturas, para que esta mudanças na legislação eleitoral possam entrar em vigor já na eleição do ano que vem.

Ações - A Campanha deste ano, que tem o tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade", e o lema "Eu vim para servir", também irá ter ações em diversos locais, como em eventuais parcerias com escolas públicas e particulares, onde os estudantes poderão realizar atividades, entre elas a produção de redações sobre este assunto.

Nos siga no Google Notícias