ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Indígenas lançam apenas três candidatos na eleição em MS

Leonardo Rocha | 04/08/2014 16:41
Eduardo Barbosa, presidente do conselho municipal indígena aprova poucos candidatos, em função da falta de recursos (Foto: Divulgação)
Eduardo Barbosa, presidente do conselho municipal indígena aprova poucos candidatos, em função da falta de recursos (Foto: Divulgação)

Os indígenas lançaram apenas três candidatos na eleição deste ano, em Mato Grosso do Sul. Todos eles são postulantes a uma vaga na Câmara dos Deputados, apesar do Estado ter a segunda maior população de índios do país, com mais de 70 mil.

Estão concorrendo como candidatos a deputado federal Anísio Anísio Guató (PSOL), o Cacique Ladio Veron (PSOL) e Silvana Terena (PPS). Para o presidente do conselho municipal dos direitos indígenas de Campo Grande, Eduardo Barbosa, o número pequeno de candidatos tem relação com a falta de apoio e recursos para realização da campanha.

“Nós conhecemos como funciona a política, não adianta lançarmos vários candidatos, quando a maioria não terá condições de se eleger, por falta de apoio político e recursos financeiros para arcar com uma campanha que é muito pesada”, avaliou ele.

Eduardo ponderou que a melhor estratégia é justamente lançar poucos candidatos que possam ter a chance de visitas as aldeias e comunidades indígenas para buscar apoio e condições de enfrentar os demais concorrentes. “Está de bom tamanho, sabemos que a distância financeira com os demais é muito grande, espero que os que estão na disputa se esforcem para conseguir os votos suficientes”.

Debate – As lideranças indígenas esperam realizar um debate com os candidatos ao governo estadual, para apresentar suas principais reivindicações. “Ainda não foi decidido a data deste evento, mas já estamos nos organizando para que aconteça no MPF (Ministério Público Federal) e que tenha a participação de todos os grupos e etnias do Estado”, ressaltou Élcio Terena, vice-presidente do conselho.

Na última eleição, em 2012, o conselho municipal indígena realizou um debate com os sete candidatos a prefeitura de Campo Grande, quando cada um teve que apresentar propostas para o público, além de assinar um termo de compromisso para que as políticas públicas voltadas aos índios fossem implantadas em sua gestão.

Nos siga no Google Notícias