A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 23 de Julho de 2018

04/08/2014 16:41

Indígenas lançam apenas três candidatos na eleição em MS

Leonardo Rocha
Eduardo Barbosa, presidente do conselho municipal indígena aprova poucos candidatos, em função da falta de recursos (Foto: Divulgação)Eduardo Barbosa, presidente do conselho municipal indígena aprova poucos candidatos, em função da falta de recursos (Foto: Divulgação)

Os indígenas lançaram apenas três candidatos na eleição deste ano, em Mato Grosso do Sul. Todos eles são postulantes a uma vaga na Câmara dos Deputados, apesar do Estado ter a segunda maior população de índios do país, com mais de 70 mil.

Estão concorrendo como candidatos a deputado federal Anísio Anísio Guató (PSOL), o Cacique Ladio Veron (PSOL) e Silvana Terena (PPS). Para o presidente do conselho municipal dos direitos indígenas de Campo Grande, Eduardo Barbosa, o número pequeno de candidatos tem relação com a falta de apoio e recursos para realização da campanha.

“Nós conhecemos como funciona a política, não adianta lançarmos vários candidatos, quando a maioria não terá condições de se eleger, por falta de apoio político e recursos financeiros para arcar com uma campanha que é muito pesada”, avaliou ele.

Eduardo ponderou que a melhor estratégia é justamente lançar poucos candidatos que possam ter a chance de visitas as aldeias e comunidades indígenas para buscar apoio e condições de enfrentar os demais concorrentes. “Está de bom tamanho, sabemos que a distância financeira com os demais é muito grande, espero que os que estão na disputa se esforcem para conseguir os votos suficientes”.

Debate – As lideranças indígenas esperam realizar um debate com os candidatos ao governo estadual, para apresentar suas principais reivindicações. “Ainda não foi decidido a data deste evento, mas já estamos nos organizando para que aconteça no MPF (Ministério Público Federal) e que tenha a participação de todos os grupos e etnias do Estado”, ressaltou Élcio Terena, vice-presidente do conselho.

Na última eleição, em 2012, o conselho municipal indígena realizou um debate com os sete candidatos a prefeitura de Campo Grande, quando cada um teve que apresentar propostas para o público, além de assinar um termo de compromisso para que as políticas públicas voltadas aos índios fossem implantadas em sua gestão.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions