A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

04/08/2014 16:41

Indígenas lançam apenas três candidatos na eleição em MS

Leonardo Rocha
Eduardo Barbosa, presidente do conselho municipal indígena aprova poucos candidatos, em função da falta de recursos (Foto: Divulgação)Eduardo Barbosa, presidente do conselho municipal indígena aprova poucos candidatos, em função da falta de recursos (Foto: Divulgação)

Os indígenas lançaram apenas três candidatos na eleição deste ano, em Mato Grosso do Sul. Todos eles são postulantes a uma vaga na Câmara dos Deputados, apesar do Estado ter a segunda maior população de índios do país, com mais de 70 mil.

Estão concorrendo como candidatos a deputado federal Anísio Anísio Guató (PSOL), o Cacique Ladio Veron (PSOL) e Silvana Terena (PPS). Para o presidente do conselho municipal dos direitos indígenas de Campo Grande, Eduardo Barbosa, o número pequeno de candidatos tem relação com a falta de apoio e recursos para realização da campanha.

“Nós conhecemos como funciona a política, não adianta lançarmos vários candidatos, quando a maioria não terá condições de se eleger, por falta de apoio político e recursos financeiros para arcar com uma campanha que é muito pesada”, avaliou ele.

Eduardo ponderou que a melhor estratégia é justamente lançar poucos candidatos que possam ter a chance de visitas as aldeias e comunidades indígenas para buscar apoio e condições de enfrentar os demais concorrentes. “Está de bom tamanho, sabemos que a distância financeira com os demais é muito grande, espero que os que estão na disputa se esforcem para conseguir os votos suficientes”.

Debate – As lideranças indígenas esperam realizar um debate com os candidatos ao governo estadual, para apresentar suas principais reivindicações. “Ainda não foi decidido a data deste evento, mas já estamos nos organizando para que aconteça no MPF (Ministério Público Federal) e que tenha a participação de todos os grupos e etnias do Estado”, ressaltou Élcio Terena, vice-presidente do conselho.

Na última eleição, em 2012, o conselho municipal indígena realizou um debate com os sete candidatos a prefeitura de Campo Grande, quando cada um teve que apresentar propostas para o público, além de assinar um termo de compromisso para que as políticas públicas voltadas aos índios fossem implantadas em sua gestão.

Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions