ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Índios protestam na Câmara depois de fala polêmica de vereador

Liniker Ribeiro e Danielle Valentim | 08/03/2018 11:18
Caciques de aldeias da Capital e região acompanharam sessão de hoje na Câmara
Caciques de aldeias da Capital e região acompanharam sessão de hoje na Câmara

Líderes indígenas ocuparam o plenário da Câmara Municipal de Campo Grande, na manhã de hoje (8), para acompanhar a sessão no Plenário da Casa Leis um dia depois do vereador André Salineiro usar a tribuna para criticar o bloqueio da rodoviá BR-163, na manhã de terça-feira (6).

Os representantes de aldeias da Capital e região pediram retratação por parte do político, que iniciou fez discurso pedindo desculpas. "Reconhecer os erros é uma virtude, mas afirmo que a luta de uns não pode retirar o direito de outros", afirmou Salineiro. "O protesto na minha fala não foi contra o povo indígena, mas sim contra protestos que proíbem o direito de ir e vir, inclusive os dos sem-terra", justificou.

Para o vereador, o bloqueio de vias não é a melhor alternativa para que determinadas situações sejam resolvidas, visto que afeta outras pessoas. "Soube que um senhor portador de câncer foi barrado no protesto e perdeu uma consulta que já estava marcada há três meses", citou André, reforçando ser contra a ação. Durante o movimento, uma pessoa chegou a passar mal na rodovia.

Cacique da Aldeia Córrego do Meio, de Sidrolândia, Genivaldo Antônio Santos, reclamou que a fala do vereador, que é policial federal, "incitou a violência e trouxe indignação para nossa comunidade". O cacique diz, ainda, que durante o protesto a pista estava sendo parcialmente liberada na ocasião da manifestação. "Nós estávamos liberando a cada dez minutos até mesmo por orientação dos policiais que estavam no local", concluiu Genivaldo.

Confusão - A fala do vereador que provocou descontentamento dos indígenas foi durante discurso na Casa de Leis, na manhã de ontem (7). Salineiro fez críticas ao protestos na BR-163, dizendo ser necessário o policiamento nesses locais.

"Se não tiver conversa, tem que descer o cacete mesmo. Tem que apanhar, que eles vão revidar", afirmou o político, na ocasião. O vereador já havia enviado nota de retratação à imprensa, justificando sua fala.

No documento, Salineiro destacou que se "referia aos protestos que tiram O DIREITO DE IR E VIR das pessoas e reafirmou não ser contra as causas indígenas.

Em relação ao termo usado para indicar a possível necessidade de agressão, o vereador afirmou que se referia "à necessidade do uso progressivo da força em caso de delitos, sejam eles quais forem. O Estado precisa usar da força necessária para conter o crime, o ideal é conseguir resolver sem uso da força, porém muitas vezes isso não acontece", afirmou.

Nos siga no Google Notícias