A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

07/09/2016 09:42

Instituto nega fraude em pesquisa e vai recorrer hoje à Justiça Eleitoral

Aline dos Santos

O Instituto Valle Pesquisas vai recorrer ainda neste feriado da decisão da Justiça Eleitoral que impediu divulgação do levantamento sobre eleição para prefeito em Campo Grande.

O juiz José Henrique Neiva de Carvalho e Silva acatou o pedido da coligação Juntos por Campo Grande, liderada pela candidata Rose Modesto (PSDB), e impediu a divulgação da pesquisa até novos esclarecimentos. O magistrado estabeleceu multa de R$ 5 mil por dia caso haja descumprimento da decisão. Uma das denúncias foi indício de fraudes.

De acordo com Antônio José Ueno, proprietário do instituto, o recurso vai questionar o juiz onde está a fraude e esclarecer três pontos. O primeiro é sobre a ausência de nota fiscal. “Acontece que quando o próprio instituto encomenda a pesquisa, com recurso próprio, não precisa de nota fiscal, isso é regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral”, afirma Ueno.

O segundo aspecto é quanto ao número de entrevistados. Segundo ele, a coligação alegou que o total de 1.750 entrevistas repete o público de uma primeira pesquisa. Ueno afirma que não cabe à coligação determinar quantas pessoas devem ser ouvidas pelo instituto.

O terceiro ponto questionado, de acordo com ele, foi o valor da pesquisa, que é de R$ 16 mil. Ueno afirma que há levantamentos com valores bem inferior e reclama de perseguição.

O Instituto Valle é de Campo Grande e foi criado neste ano, após desmembramento de outro instituto. Conforme consulta ao sistema do TSE, a pesquisa impugnada teria divulgação neste feriado de 7 de setembro.

Justiça Eleitoral impede divulgação de pesquisa com indícios de fraude
Decisão do juiz eleitoral José Henrique Neiva de Carvalho e Silva impugnou mais uma pesquisa realizada pelo Instituto Valle Pesquisas. Desta vez, a r...
Para maioria dos leitores, os mais votados devem ocupar vagas no Legislativo
Para 53% dos leitores que responderam a enquete do Campo Grande News desta semana, só devem ocupar vagas no Poder Legislativo. Outros 47% responderam...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions