ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 22º

Política

Investigado por incitar crime em frente ao CMO em 2022, vereador faz acordo

Sandro Benites pagará R$ 7 mil, mas deputado João Catan e ex-deputado Renan Contar continuam investigados

Por Caroline Maldonado | 18/03/2024 12:05
Vereador Sandro Benites (sem partido); deputado estadual João Henrique Catan e ex-deputado estadual Renan Contar, o "Capitão Contar". (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)
Vereador Sandro Benites (sem partido); deputado estadual João Henrique Catan e ex-deputado estadual Renan Contar, o "Capitão Contar". (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

Alvos de denúncia por incitação pública ao crime, o vereador Sandro Benites (sem partido), o deputado João Henrique Catan (PL) e o ex-deputado Renan Contar, o “Capitão Contar” (PRTB), passaram por audiência da Polícia Federal. Eles foram denunciados pelo deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o “Zeca do PT”, após a participação nas manifestações do acampamento que durou dois meses, no fim de 2022, em frente ao CMO (Comando Militar do Oeste) contra a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

João Henrique e Contar não quiseram negociar e seguem investigados no inquérito policial, mas Sandro aceitou acordo com o MPF (Ministério Público Federal) para pagar prestação pecuniária equivalente a R$ 7 mil e assim evitar uma ação. Ele vai pagar o valor em três parcelas.

“Optei por virar a página e dedicar-me integralmente ao meu mandato e ao trabalho em prol de Campo Grande. Acredito que é importante concentrar nossos esforços em questões que beneficiem nossa cidade”, disse Sandro.

Já o ex-deputado Capitão Contar afirmou que a denúncia não tem fundamento, além do que “sua vida pessoal e profissional sempre foram norteadas por princípios éticos e morais” e sempre será “defensor da ordem e do progresso, dos preceitos legais e do pleno estado democrático de direito”.

“Não há em meus posicionamentos pessoais ou políticos qualquer ato, fala ou fato relacionado com o objeto da denúncia. Jamais incitei crime algum e por isso não vejo razões para aceitar o benefício da transação penal proposta pelo Ministério Público Federal. Minha vida segue aberta, limpa e sempre à disposição para qualquer esclarecimento”, disse Contar.

O deputado Catan disse que não aceitou o acordo por ter certeza que se trata de “perseguição do deputado Zeca do PT por serem adversários dele e do presidente Lula”. O parlamentar informou que, sem receio, vai aguardar as próximas etapas do devido processo legal.

"Comparecemos à Justiça Federal e, lá, foi proposto para mim e para o Capitão Contar um acordo de não persecução penal, acordo para não instaurar o processo. Mas nós, diferentemente de outras pessoas, de outros partidos que entraram na sede da Justiça Federal e saíram de lá com medo, saímos com a certeza de que queremos que o devido processo aconteça, independente de qualquer embaraço; que haja investigação e o encerramento do caso”, disse Catan.

O deputado Zeca do PT foi procurado para comentar a manifestação do deputado Catan, mas não atendeu a ligação na manhã desta segunda-feira (18).

Manifestação - Milhares de pessoas acamparam de 31 de outubro de 2022, dia seguinte à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em frente ao CMO.  Em janeiro de 2023, o STF (Supremo Tribunal Federal) deu prazo de prazo de 24 horas para o fim dos acampamentos em frente aos quartéis no Brasil.  Os últimos manifestantes deixaram o local na segunda semana de janeiro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias