ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Itaipu decide hoje se vai bancar pontes entre Brasil e Paraguai, diz Marun

Negociação está sendo finalizada em reunião da empresa na tarde desta sexta-feira

Mayara Bueno e Humberto Marques | 23/11/2018 17:16
Ministro Carlos Marun, durante visita no Hospital de Câncer. (Foto: Paulo Francis).
Ministro Carlos Marun, durante visita no Hospital de Câncer. (Foto: Paulo Francis).

O ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, anunciou que Itaipú decide hoje se vai arcar com a construção de duas novas pontes entre Brasil e Paraguai. Nesta sexta-feira (dia 23), Marun visitou o Hospital do Câncer, em Campo Grande.

Segundo o ministro, a notícia é que a possibilidade já foi aprovada pela diretoria e resta a decisão do conselho, que está sendo discutida neste momento em uma reunião. “Dentro de uma, duas horas, teremos uma posição sobre isso”.

Uma das estruturas é em Foz do Iguaçu (PR), que está mais adiantada, já com a licitação em andamento, faltando apenas o recurso. Estima-se que cada uma das pontes vai custar U$ 70 milhões a serem executados em três anos. Em Mato Grosso do Sul, a ponte projetada ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta no país vizinho.

Marun afirma que a construção das pontes é uma “prioridade para o presidente Temer”. “Faz 150 anos que a guerra entre Paraguai e Brasil acabou e nós só temos uma ponte até hoje. Em MS, uma ponte abre o estabelecimento de uma rota bioceânica”.

O assunto foi discutido entre o presidente Michel Temer e o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez em outubro de 2018. Segundo informações da Agência Brasil, em setembro, o ministro das Relações Exteriores paraguaio, Luis Alberto Castiglioni, disse esperar que as duas pontes saiam do papel nos próximos cinco anos.

Nos siga no Google Notícias