A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

09/07/2013 08:28

Já há dois meses na ativa, nenhuma das CPIs convocou Adalberto Siufi

Jéssica Benitez
CPI da Saúde instalada na Assembleia diz que há possibilidade de convocar Siufi (Foto: Marcos Ermínio)CPI da Saúde instalada na Assembleia diz que há possibilidade de convocar Siufi (Foto: Marcos Ermínio)

Criadas praticamente ao mesmo tempo, as duas CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde, instaladas na Câmara Municipal de Campo Grande e Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, começam a repetir oitivas. Já ouviram, por exemplo, 3 vezes o ex-diretor do HU, mas ainda não convocaram o principal protagonista das denúncias sobre desvio de verba do SUS (Sistema Único de Saúde), o médico Adalberto Siufi, peça-chave para solucionar o caso da “Máfia do Câncer”.

O oncologista aparece em praticamente todas os diálogos revelados por escutas telefônicas veiculadas na mídia, até sua filha, Betina Siufi, protagonizou alguns episódios registrados nas gravações. Mesmo assim, mais de dois meses de audiências se passaram e nada das Comissões chamarem pai ou filha. A dupla comandava o Hospital José Abrão (HC) e estava à frente da unidade quando ocorreu a Operação Sangue Frio. 

Na semana passada, o vereador Coringa (PSD) requereu a convocação de Siufi à comissão instalada na Câmara, no entanto, até o momento, nada foi confirmado. Durante acareação na semana passada, um e-mail onde Betina determina o que deve ser comprado para ala oncológica do HU foi entregue à comissão. A médica, teoricamente, nada tem a ver com o hospital Universitário, portanto, a mensagem eletrônica seria mais uma denúncia.

Na Assembleia a cena se repete. Ontem o presidente da CPI, deputado estadual Amarildo Cruz (PT), chegou a mencionar o nome do médico, mas nada aprofundado. “Não descartamos a possibilidade de convocar o Adalberto Siufi”, se limitou a dizer.

Em contrapartida, o ex-diretor do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa, prestou depoimento três vezes. Duas na Câmara Municipal e a outra na Assembleia Legislativa. Em absolutamente todas as ocasiões, Dorsa deu as mesmas declarações, sempre ressaltando que é inocente e que foi a pessoa que mais lutou para ativar o setor de radioterapia do HU.

A reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Célia Correa, bem como a médica física Regina Prestes, também fizeram parte de duas oitivas com os vereadores. Na Casa de Leis do município, apenas integrantes do Conselho Curador do HC foram ouvidos. Os parlamentares chegaram a visitar o hospital, nada além disso.

Suspeitas - Conforme a denúncias, Siufi fez manobra para manter contrato com a empresa Neorad, do qual é proprietário, e rendia, em média, R$ 3,1 milhões por ano. Pressionado pelo Conselho Curador, o contrato com a Saffar & Siufi Ltda (nome oficial da Neorad), que perdurava desde 2004, foi rescindido em agosto do ano passado.

Contudo, em março deste ano, sete meses depois, o Ministério Público recebeu a informação de que a sucessora no contrato foi a Siufi & Saffar Ltda. Apesar dos nomes invertidos, as empresas tem o mesmo quadro societário. O detalhe é que o contrato previa o pagamento do valor estipulado pelo SUS, mais acréscimo de 70%. No HU o setor de radioterapia estaria propositalmente inativo justamente para encaminhar os pacientes à Neorad.

Tempo hábil – A CPI da Câmara teve início no dia 7 de maio, na Assembleia a comissão foi criada sete dias depois, 14 de maio. As duas têm 90 dias de prazo para entregar relatório conclusivo, com direito a estender para mais 60 dias, caso haja necessidade.



ESTAMOS DE OLHO...E PRONTOS PARA IR PRAS RUAS NO AGUARDO...
 
RODOLFO LOPES em 09/07/2013 16:18:20
Acredito que estão mascarando para não retornarem ao mandato passado, os nobre vereadores da oposição já anunciaram que só investigam situações na prefeitura que aconteceram a partir de janeiro de 2013, o restante é passado e "imexível" parece.
 
Eva Gama em 09/07/2013 16:07:10
POLICIA F E D E R A L NELES...
 
NIVALDO CESAR em 09/07/2013 15:41:43
com esses sobrenome duvido que eles sejam ouvidos s. t. m.
 
bruno costa em 09/07/2013 15:14:41
eu já deixei de acreditar nos politicos a muito tempo, por isso que o Brasil tem que fazer as reformas, reduzir a quantidades de politicas nas camaras e assenbleias, admnistrar com transparencia, depois daque café da manha que os nossos vereadores tomavam e com a conciencia tranquila, o que devemos esperar....eu tenho vergonha da classe politica que nos representam.
 
JOSE M COSTA em 09/07/2013 14:38:44
Por essas e outras você ve o PODER do homem!
Tem tem boca... tem medo!
 
Elviria Santos Ferreira em 09/07/2013 14:24:23
Nao vao convocar aparentemente por duas coisas, uma se ele falar a casa vai cair para todo mundo, ou os vereadores estao todos suspeitos , totalmente $$u$$peito$$$.. digo suspeitos.... kk
 
Renato Dutra em 09/07/2013 14:07:21
Esse Adalberto Siuf é do ramo, certamente já tem algum partido querendo sua filiação se já não for filiado para lança-lo como candidato a vereador ou quem sabe dependendo do padrinho até a prefeito nas proximas eleições, bola pra frente Siuf o pontapé inicial voce já deu.
 
walter oliveira em 09/07/2013 13:11:06
Alguém já viu alguma CPI neste país terminar em outra coisa que não em pizza???
 
Maria Lúcia Moreira em 09/07/2013 12:54:05
No ano que vem tem eleição, daremos o troco.
 
luiz alves em 09/07/2013 12:37:29
SIMPLESMENTE ELE NÃO FOI E NEM SERÁ CONVOCADO PORQUÊ É INOCENTE, CULPADO É O POVÃO QUE VOTA ERRADO, QUE COLOCA PARENTES E MAIS PARENTES NO PODER.
 
DIVA AQUINO em 09/07/2013 12:12:23
Eu só queria saber se o sobrenome Siufi está pesando... Pessoal prestem atenção nas ações dos políticos nas CPIS da saúde...
 
Jean Pereira de Oliveira em 09/07/2013 11:55:31
Não convocou e possivelmente não convocarão. Como comentou Ricardo Rodrigues, é preciso observar os sobrenomes dos envolvidos. O que resta a nós cidadãos é o PROTESTO, não saindo às ruas com faixas e gritando palavras de ordem, mas nas urnas nas próximas representativas municipais e estaduais. Dar um limpa nas duas casas, tirando toda essa cupinchada traidora que só defende os próprios interesses.
 
Raimundo Nonato em 09/07/2013 11:24:14
Até que me mostrem o contrário, acredito que essas CPI, tanto da câmara quanto da assembleia, são palcos onde os parlamentares fazem suas encenações para nos convencer que estão "preocupados" com o que aconteceu.
 
Joel Ferreira em 09/07/2013 11:02:53
Certamente o Dr,Alberto siuf esta sendo resguardado, pois os peixes grandes estão com medo dele abrir a boca e detonar tudo, se eu fosse o Dorsa já entregava de uma vez, não ficava segurando, a não ser que esta correndo grana nos bastidores, porque esse povo deve estar com muita grana no paraíso fiscal, eu estou vendo que essas CPIs, não passa de brincadeirinha de gato e rato e que no fim vai acabar em pizza e wisky importado, ou esses vereadores e deputados estão com deficit de inteligencia ou quer mais uma vez fazer o povo de marionetes, isso segue tudo com dantes no quartel de abrantes e quem perdeu e perde é o povo principalmente quem teve seus parentes mortos por negligencia desses monstros.
 
terezinha Flavio em 09/07/2013 10:38:33
Quem neste país acredita em CPI? é lenda como saci,lobisomem, etc, tudo sempre termina em pizza.
 
nilson franco de oliveira em 09/07/2013 09:50:34
CADEIA NELES!!!!!!!!!!!
 
Marcio Ribeiro em 09/07/2013 09:37:57
É evidente que esses vereadores não têm a mínima intenção de realmente apurar algo relevante, até porque alguns tem interesses pessoais no caso. Só abriam a CPI por pressão da opinião pública. Agora vão enrolar até a imprensa deixar de comentar o caso.
 
Ricardo Grião em 09/07/2013 09:18:11
Isso confirma o que andam dizendo. Que a CPI quer inocentar esse Siufi. Esquecem eles que a população irá votar nas próximas eleições...
 
Anderson Sanches em 09/07/2013 09:18:09
PALHAÇADA!! ESSA CPI ESTA TRATANDO DE INOCENTAR O PARENTE DO NOBRE VEREADOR.
 
ubaldo cordoba em 09/07/2013 09:07:09
Nem vai convocar. Vejam só o sobrenome dele e o do ex-presidente da casa.
Siufi também é parente de Trad, de Mandetta, etc.
 
ricardo rodrigues em 09/07/2013 09:02:57
Porque ? Porque será que o principal envolvido ainda não foi chamado a dar explicações.
Será que é porque tem mais gente com o rabo preso nesta historia ?
Suspeito isto, vocês não acham ?
 
Jose Batista em 09/07/2013 09:00:38
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions