ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Juiz determina suspensão de contrato milionário de Bernal com Júlio Cesar

Josemil Arruda | 29/01/2014 17:54
Tratativa contratual de Bernal com Júlio Cesar foi para aumentar índice do ICMS (Foto: arquivo)
Tratativa contratual de Bernal com Júlio Cesar foi para aumentar índice do ICMS (Foto: arquivo)

O juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho, decidiu nesta quarta-feira (29) determinar a suspensão das tratativas contratuais entre o prefeito Alcides Bernal (PP) e o presidente da secional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Júlio César Souza Rodrigues. A ação popular foi proposta pelo advogado Evandro Bandeira no dia 22 de outubro do ano passado, diante da suspeita de contratação milionária.

A ação popular tem por objetivo a anulação de um alegado contrato firmado entre o Município de Campo Grande e o Júlio César sem licitação, sem qualificação específica e em situação que sugere fraude. Além disso, alegou-se que Bernal, como advogado, estaria respondendo a processos éticos na OAB-MS, podendo portanto haver interesse em influenciar a decisão do presidente da entidade.

Mesmo não sendo especialista em direito tributário, Júlio Cesar firmou o contrato com Bernal para entrar com ações administrativas e na Justiça buscando elevar o índice de ICMS do município de Campo Grande. Júlio César receberia R$ 11,2 mil mensais e ainda poderia ganhar milhões em caso de êxito nas ações contra o governo do Estado, visto que teria direito a 15% de cada 0,0001 de acréscimo no índice do ICMS por 12 meses em 2014. Especialista em Direito Processual Civil, Júlio, conforme as tratativas, seria contratado sem licitação e em regime de urgência por “notória especialização”, contrariando a Lei 8.666.

Hoje, o juiz decidiu suspender essas tratativas contratuais. “Defiro o pedido de antecipação da tutela jurisdicional para suspender a execução do contrato "verbal" feito pelo advogado Júlio César Souza Rodrigues com o Município de Campo Grande”, determinou o magistrado. “Também suspendo a validade da procuração a ele outorgada, até que venha sentença definitiva nestes autos. Suspendo, ainda, qualquer pagamento que possa estar programado a ele”, continuou ele.

Além dessa decisão, o magistrado determinou que seja comunicada à procuradoria do Município de Campo Grande para que assuma o andamento de eventuais ações em que Júlio César represente o Município de Campo Grande.
O prefeito Alcides Bernal foi revel nesse processo, mas a procuradoria do município e Júlio Cesar se manifestaram contra a ação do advogado Evandro Bandeira. Argumentaram, nas contestações, dentre outros pontos, que o tal contrato não foi assinado, que nenhum pagamento foi efetuado e que, portanto, ele não existe. Com isto, a ação perderia seu objeto e deveria ser extinta sem julgamento de mérito, por ausência de interesse de agir.

“O argumento é forte, pois sem contrato não há o que se anular. Acontece que o requerido Júlio César sustenta que já prestou os serviços ao Município e confessa que fez um "acordo verbal" com o ente público, pretendendo formalizá-lo posteriormente. Em outras palavras, ele admite a existência de um contrato, só que pela forma "verbal"”, argumentou o juiz na fundamentação de sua decisão.

Para ele, a existência de um contrato administrativo feito mediante um "acordo verbal" justifica, sem sombra de dúvidas, a propositura desta ação popular para que se defina judicialmente se a informalidade de um contrato verbal se afina com o princípio da legalidade que deve inspirar todos os atos da Administração Pública. “A simples possibilidade de futura convalidação administrativa do tal acordo, conforme alega o próprio requerido Júlio César, basta para conferir utilidade à ação popular”, sustentou.

Ilegalidade e imoralidade - A verossimilhança (aparência de verdade) do direito reclamado pelo autor da ação, segundo o juiz, está na possibilidade de ofensa ao princípio da legalidade, já que a solenidade que rege os contratos administrativos está ausente. “Aliás, a própria intenção de convalidar o ato revela a ausência dos requisitos formais, pois só se convalida aquilo que não é válido”, ponderou.

Noutro aspecto, conforme o magistrado, “a verossimilhança do direito reclamado também pode ser identificada na possibilidade de ofensa ao princípio da moralidade administrativa, pois, - mesmo contando com uma especialista em direito tributário nos quadros da Prefeitura - mesmo existindo uma ação proposta pela OAB/MS contra atos da atual administração; - mesmo existindo o encaminhamento pela Câmara de Vereadores de várias denúncias de irregularidades praticadas em tese pelo Executivo para a OAB/MS; - mesmo podendo contratar, segundo a versão que defende, qualquer um dos vários especialistas em direito Tributário que o Estado de Mato Grosso do Sul abriga, ou de mestres ou de doutores em Direito Tributário, com renome nacional, que vivem em outros Estados; o Município escolheu justamente o presidente da instituição (OAB) que processa a atual administração municipal, que recebe delações e que sempre se destacou como ferrenha defensora da moralidade pública em incontáveis situações passadas, como é público e notório neste Estado de Mato Grosso do Sul”.

Para o juiz, a “estranheza” desta contratação, pelas circunstâncias em que foi feita, pela forma e pelos valores combinados para um serviço qualificado como emergencial e que, na análise provisória que o momento permite, “poderia ser executado pela procuradoria do município, confere a necessária verossimilhança ao direito pleiteado”.

Nos siga no Google Notícias