ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Justiça Eleitoral cria simulador de urna eletrônica

Ludyney Moura | 26/09/2014 14:11

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) criou um sistema que simula a urna eletrônica usada pelo eleitor no dia da votação. O mecanismo serve para o cidadão tirar suas dúvidas sobre o uso do dispositivo.

Batizado de Simulador de Votação de Urna Eletrônica, a página do sistema apresenta, para cada cargo em disputa, um lista fictícia de candidatos e partidos. A tela avança à medida que o eleitor escolhe sua opção.

A Justiça Eleitoral explica que antes de usar o aplicativo, o eleitor precisa selecionar o tipo de eleição da qual deseja participar. Caso a escolha seja pela opção “"Urna - Eleição 2014 - Brasil", poderá votar nos seguintes cargos em disputa: deputado estadual, deputado federal, senador (e suplentes), governador e vice-governador e presidente e vice-presidente.

Também podem utilizar o simular, os eleitores que residem e exercem o direito de voto em outro país e os que optaram pelo voto em trâsito, ou seja, fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição. Nestes casos, o usuário poderá votar apenas para os cargos de presidente e vice-presidente.

No fim da votação, ou a qualquer momento, o eleitor poderá retornar à página inicial e reiniciar a votação, clicando no link "nova simulação".

Clique aqui para acessar o simulador eletrônico.

Nos siga no Google Notícias