ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Marisa Serrano prega necessidade de reforma política

Redação | 09/10/2008 16:07

Diante de sentenças desencontradas da Justiça Eleitoral para temas semelhantes e utilização dos meios de comunicação por diversos partidos, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) defendeu a realização, o mais rapidamente possível, de uma reforma política.

Na opinião da parlamentar, em vez de discutir e deliberar sobre a proposta encaminhada pelo governo, o Congresso deveria elaborar um proposta própria. "O Senado tem a obrigação de oferecer proposta política exeqüível, e não ficar atrelada àquilo que o Executivo pensa"m disse.

Marisa Serrano citou como exemplos de iniciativas parlamentares a proposta de emenda à Constituição (PEC) de autoria do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) que dispõe sobre o fim das coligações para eleições proporcionais e as PECs de autoria do senador Marco Maciel (DEM-PE) e do ex-senador Sibá Machado (PT-AC) tratando da chamada cláusula de barreira partidária.

"Essa discussão é fundamental, pois estamos acabando de sair de uma eleição com tantos problemas e não podemos ficar só reclamando. Eu ouvi aqui ontem [terça-feira] todos reclamarem, mas nós temos que partir para a ação. E o povo brasileiro espera que a gente tenha ação - conclamou a senadora.

Marisa Serrano foi aparteada por vários colegas, entre os quais o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), na opinião do qual "o modelo político brasileiro está condenado". No entendimento do senador Renato Casagrande (PSB-ES), foi bom o governo ter encaminhado suas sugestões, que deveriam ser discutidas por uma comissão especial mista, de modo que a proposta avance também na Câmara dos Deputados.

O senador Valter Pereira (PMDB-MS) acha que ainda no início do próximo ano, a quase dois anos do próximo pleito, o Congresso deve se dedicar à reforma política. E o senador Marco Maciel (DEM-PE) disse que a reforma é "gênero de primeira necessidade" e deve, em primeiro lugar, fortalecer os partidos políticos.

Nos siga no Google Notícias