ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

MDB, PT e PSDB lideram panorama de filiações partidárias em MS

O quadro segue inalterado no Estado mesmo com a expansão do PSL nas urnas

Aline dos Santos | 08/06/2019 14:26
Estatística mostra MDB à frente em Mato Grosso do Sul no número de filiados. (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)
Estatística mostra MDB à frente em Mato Grosso do Sul no número de filiados. (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)

MDB na frente, PT em segundo e PSDB na terceira colocação: esse é o panorama da filiação partidária em Mato Grosso do Sul. Os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que o perfil em 2019 nada mudou no comparativo com os últimos anos.

O quadro segue inalterado no Estado mesmo com a expansão do PSL nas urnas, cujo apogeu nacional foi a eleição do presidente Jair Bolsonaro. Em termo estadual, o Partido Social Eleitoral se destacou com a vitória de estreantes na política, eleitos senador e deputados federais.

Conforme estatística do TSE, Mato Grosso do Sul tem 311.864 eleitores filiados a partidos políticos. A liderança é do MDB, partido que comandou o Estado nos dois mandatos de André Puccinelli. O Movimento Democrático Brasileiro tem 16,3% dos filiados (50.950).

O segundo no ranking é o Partido dos Trabalhadores, que esteve também por oito anos na administração de MS por meio de dois mandatos de Zeca do PT. São 37.946 filiados, total equivalente a 12,1%.

O PSDB, partido do atual governador Reinaldo Azambuja, fica em terceiro: 10,1% (31.618 membros). O panorama das filiações mostra, na sequência, o PDT (7,2%), PTB (7%), PP (6,4%), PRB (5,8%) e DEM (5,6%). O PSL tem 0,9%, com total de 3.045 filiados. O menor partido no quesito filiação é o PCO, com 37 pessoas.

Conforme Tribunal Superior Eleitoral, os números foram contabilizados a partir das listas de filiados entregues pelos partidos políticos até o dia 14 de abril de 2019. A filiação partidária é pré-requisito para o eleitor se candidatar a cargo eletivo.

Cenário nacional - O Brasil tem 16.878.090 eleitores filiados a partidos políticos. Dentre as 33 legendas, o Movimento Democrático Brasileiro continua sendo a maior do País, com 2.392.404 membros. Já o Partido da Causa Operária é a menor agremiação política brasileira, com 3.693 pessoas.

Nos siga no Google Notícias