A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

17/08/2018 11:49

Mesmo desanimados, 83,7% eleitores pretendem votar, aponta pesquisa

Quem não se sente representado por nenhum partido político chega a 87,4% e, dos que vão votar, 74,1% não têm candidato

Mayara Bueno
Gráficos mostram índices da pesquisa divulgada hoje. (Arte: Ricardo Oliveira).Gráficos mostram índices da pesquisa divulgada hoje. (Arte: Ricardo Oliveira).

Pesquisa aponta que 83,7% dos eleitores pretendem ir às urnas para votar, mesmo que também demonstrem desânimo com a política de um modo geral. O levantamento que mostra tais índices foi divulgado nesta sexta-feira (dia 17) pelo instituto Paraná Pesquisas.

Aos eleitores que se submeteram à consulta, foi questionado se eles pretendem comparecer para votar nas eleições deste ano. 0,5% disseram que não vão e outros 7,8% ainda não decidiram.

Apesar de a maioria querer votar, o índice dos que não se sentem representados por nenhum partido político é até mais alto, 87,4%. Já 9% encontram representação em alguma sigla partidária e 3,6% não souberam ou não opinaram.

Gráfico aponta índices de eleitores sobre voto para deputado federal. (Arte: Ricardo Oliveira).Gráfico aponta índices de eleitores sobre voto para deputado federal. (Arte: Ricardo Oliveira).

O ânimo em relação aos deputados federais e senadores também é pequeno. Dos eleitores questionados, 82% dizem que não se sentem representados pelos parlamentares, enquanto só 13% falam que sim e 4,4% não sabem.

Entre os que afirmam que vão às urnas, 74,1% não decidiram em quem vão votar, 16,4% pretendem anular o voto e 9,5% já têm seus candidatos escolhidos. Neste caso, a pergunta foi especificamente sobre voto para deputado federal.

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores de 168 municípios dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal entre 9 e 13 de agosto de 2018. O instituto afirma que o grau de confiança é de 95% e a margem de erro de aproximadamente 2%.

De acordo o documento, o levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o cadastro BR-02891/2018.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions