ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Ministério Público manda Bernal cumprir Lei do Acesso à Informação

Edivaldo Bitencourt e Kleber Clajus | 23/01/2014 15:14
Prefeitura da Capital ainda não cumpre lei sancionada há quase três anos (Foto: Cleber Gellio)
Prefeitura da Capital ainda não cumpre lei sancionada há quase três anos (Foto: Cleber Gellio)

Recomendação do MPE (Ministério Público Estadual) publicada, nesta quinta-feira (23), manda o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), e o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Controle, Wanderley Ben Hur da Silva, cumprirem a Lei de Acesso a Informação. A decisão é do promotor da 31ª Promotoria do Patrimônio Público e Social, Henrique Franco Cândia, e faz parte do inquérito civil nº 040/2013.

Segundo o promotor, o município não vem cumprindo a Lei 12.527/2011, que determina o fornecimento de qualquer dado ou informação solicitada pelos cidadãos. Outro agravante é que o prefeito Alcides Bernal vem “exigindo motivação das solicitações de informação pública”.

A investigação começou a partir de denúncia feita por um cidadão no ano passado, quando cobrou o valor gasto com publicidade.

De acordo com a portaria, o município não deve negar qualquer informação pública básica sem constranger o solicitante. A remuneração o subsídio dos servidores ou agentes políticos também devem ser de interesse público e geral.

Cândia destaca que os documentos fornecidos pelo município são “apócrifos”, porque não possuem o extrato do documento, a decisão proferida e o nome do funcionário responsável pelo atendimento. Segundo o MPE, a medida impede a averiguação de irregularidade administrativa e punição pelo descumprimento da Lei do Acesso à Informação.

Determinação – Henrique Cândia recomenda ao prefeito que regulamente e cumpra a Lei do Acesso à Informação. E destaca alguns itens a serem implementados, como a abstenção de exigir do cidadão os motivos pelos quais a informação está sendo solicitada.

Também deverá identificar com prenome e sobrenome dos servidores responsáveis pela manifestação no sistema e-DOC-Tramitação Eletrônica de Documentos. Eles deverão assinar os despachos.

O município não poderá recusar o fornecimento de informações, nem nos casos de pedidos genéricos.
O promotor anuncia que poderá ingressar com ação na Justiça para obrigar o prefeito Alcides Bernal a cumprir a Lei do Acesso à Informação.

Nos siga no Google Notícias