ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Ministério Público vai oferecer “cursinho” para novos prefeitos

Aline dos Santos | 30/10/2012 09:41
Segundo Riciotti , quase 90% das investigações é por irregularidade. (Foto: João Garrigó/Arquivo)
Segundo Riciotti , quase 90% das investigações é por irregularidade. (Foto: João Garrigó/Arquivo)

O MPE (Ministério Público Estadual) vai chamar os prefeitos eleitos para reuniões com orientações sobre administração pública. O objetivo é evitar que problemas, que poderiam ser sanados ainda no início, levem a operações, denúncias e punição na Justiça. “Muitas dessas ações poderiam ser evitadas, quase 90% do que a gente investiga é por irregularidade”, afirma o corregedor-geral do MPE, Mauri Valentim Riciotti.

Ele afirma que teve uma primeira conversa com o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Jocelito Krug, e que será realizada reunião na próxima quinta-feira para definir a estratégia de ação e um cronograma. A prestação de orientações também pode ser estendida aos presidentes das Câmaras.

Conforme Mauri Riciotti, os prefeitos serão orientados para estabelecer controle interno. E, por exemplo, ao assumirem o mandato acionem os órgãos de fiscalização logo que perceberem irregularidades. “Para corrigir a tempo”, enfatiza o corregedor.

Em agosto, foram investigadas irregularidades nas Câmaras de Deodápolis. Em setembro, as investigações foram na Câmara de Bonito e na prefeitura de Paranaíba. No mesmo mês, foi realizada operação em Aquidauana. (Matéria alterada para correção de informação).

Nos siga no Google Notícias