ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Ministro diz que vai priorizar projetos ferroviários de Mato Grosso do Sul

Edmir Conceição* | 20/09/2011 16:04
Deputado Edson Giroto (PR) e secretário de Meio Ambiente e Planejamento de MS, Carlos Said Negreiros, em audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Passos. (foto: divulgação)
Deputado Edson Giroto (PR) e secretário de Meio Ambiente e Planejamento de MS, Carlos Said Negreiros, em audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Passos. (foto: divulgação)

O ministro dos Transportes, Paulo Passos, afirmou na manhã de hoje que vai priorizar em sua pasta os projetos ferroviários de Mato Grosso do Sul – novos traçados ferroviários e o Contorno Ferroviário de Três lagoas – e os recursos para rodovias federais que cortam Mato Grosso do Sul.

A afirmação foi feita ao deputado federal Giroto (PR/MS) e ao secretário de Planejamento e de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Carlos Menezes.

Passos garantiu que haverá a liberação de R$ 30 milhões para conclusão da BR-359 – entre Alcinópolis e a divisa com Goiás, bem como a liberação de recursos para duplicação e recuperação de outras rodovias.

Também ficou acertado que serão liberados R$ 7,2 milhões para o Contorno Ferroviário de Três Lagoas e também que será dado prioridade aos projetos em elaboração do novo traçado da malha ferroviária de Mato Grosso do Sul. No dia 18 de agosto, o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) e o Governo Federal elaboraram documento sobre o traçado da Ferrovia Norte-Sul, com objetivo de incluí-la no Sistema Nacional de Viação (SNV).

Ficou acertado que a via férrea vai passar por Mato Grosso do Sul, cruzando os estados do Paraná e Santa Catarina, chegando ao Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Também há objetivo de levar a malha ferroviária até o município de Porto Murtinho. O estudo de viabilidade econômica está em andamento.

“O ministro deu apoio total aos projetos de Mato grosso do Sul, vai desencadear ações e reforçar as que estão em andamento. Também o ministro afirmou que vai estar na inauguração do Contorno Ferroviário de Três Lagoas” , destacou o deputado Giroto.

(*) Com informações da assessoria

Nos siga no Google Notícias