ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Moro diz que fugitivos “vão ganhar passagem só de ida” a presídio federal

Fuga de 75 presos do PCC põe em alerta autoridades paraguaias e brasileiras na fronteira

Izabela Sanchez | 19/01/2020 13:51
Banheiro sujo em ala do PCC no Presídio paraguaio mostra indícios de túnel escavado (Foto: Divulgação)
Banheiro sujo em ala do PCC no Presídio paraguaio mostra indícios de túnel escavado (Foto: Divulgação)

Após a fuga de 75 presos do PCC (Primeiro Comando da Capital) do Presídio de Pedro Juan Caballero – 40 deles brasileiros – o Ministro da Justiça Sérgio Moro declarou que, se recapturados, “vão ganhar passagem só de ida para presídio federal”.

“Estamos trabalhando junto com as forças estaduais para impedir a reentrada no Brasil dos criminosos que fugiram de prisão do Paraguai. Se voltarem ao Brasil, ganham passagem só de ida para presídio federal. Estamos à disposição também para ajudar o Paraguai na recaptura desses criminosos. O Paraguai tem sido um grande parceiro na luta contra o crime”, disse o ministro no Twitter.

A ministra da Justiça do Paraguai Cecilia Pérez apresentou a renúncia ao cargo neste domingo (19), mas segundo o jornal paraguaio ABC Color, o presidente Mario Abdo Benítez não aceitou a demissão.

Os presos fugiram na madrugada deste domingo deixando para trás duas celas no pavilhão B, ala do PCC no presídio, e as autoridades já falam em forte esquema de corrupção de agentes penitenciários e diretores para a fuga. Ainda assim, um túnel foi escavado de dentro da ala pelos presos, que empilharam sacos de areia nas celas.

O ministro do interior no Paraguai, Euclides Acevedo, chegou a declarar que “a maioria fugiu pelo portão principal” e que o túnel serviu apenas para legitimar a fuga. Conforme apurou o Campo Grande News, aproximadamente 30 agentes penitenciários foram presos como medida preventiva das investigações.

Segundo o UOL, o governo paraguaio anunciou o afastamento de Joaquín González, diretor-geral de estabelecimentos penitenciários; Matías Vargas, chefe da Segurança e Cristian González, diretor do presídio.

Pelo twitter, a senadora paraguaia Lilian Samaniego lamentou a renúncia voluntária da ministra da Justiça, que chamou de “grande perda para o governo nacional”. “Ela representava a coragem e a valentia da mulher paraguaia”, disse.

De elite a pistoleiros – A lista oficial a qual teve acesso o Campo Grande News mostra que fugiram do presídio “da elite do PCC a pistoleiros de narcotraficante”. Dos 75 presos que fugiram, 40 são brasileiros, alguns envolvidos em episódios polêmicos com a justiça paraguaia.

Nos siga no Google Notícias