ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

MPE move ação para recuperar valor desviado em Dourados

Redação | 08/11/2010 14:17

Está correndo desde a semana passada no Judiciário ação por improbidade administrativa movida pelo MPE (Ministério Público Estadual) contra o prefeito afastado de Dourados, Ari Artuzi (expulso do PDT) e mais 59 pessoas. O processo é mais um resultado da Operação Uragano, que descobriu irregularidades na administração douradense que, nas contas do MPE, podem ter lesado o erário em pelo menos R$ 35 milhões.

Com o novo processo, protocolado na quinta-feira passada, uma das intenções do MPE é que os envolvidos sejam obrigados a devolver o dinheiro desviado. A ação também pode tornar os acusados inelegíveis, caso sejam condenados, além de determinar a perda da função pública além de pagamento de multa.

Todos os réus já respondem a ação penal, em que são acusados de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, formação de quadrilha e falsidade ideológica, entre outros crimes.

A Operação Uragano, que é base da denúncia, descreveu um esquema que desvio de dinheiro público por meio de licitações fraudulentas e de pagamento de "retorno" pelas empresas contratadas pela prefeitura para serem escolhidas nos processos. O destino do dinheiro seria o bolso do próprio prefeito e de sua família e o dos vereadores, que, conforme a denúncia, recebiam um valor mensal para aprovar sem dificuldades as proposições do Executivo.

Os processados Além do prefeito afastado Artuzi, preso em Campo Grande desde o dia 1º de setembro, estão na lista de denunciados, o vice-prefeito Carlinhos Cantor e 11 dos 12 vereadores eleitos em 2008, entre eles, o atual presidente da Câmara Dirceu Longhi (PT), e o 1° secretário da mesa diretora Gino Ferreira (DEM). Dirceu e Gino, apesar de não terem sido presos, como aconteceu com os outros parlamentares envolvidos no esquema, foram indiciados na Uragano.

Ex-secretários, empresários e diretores do Hospital Evangélico também são alvos da ação. A atual prefeita, Délia Razuk (PMDB) foi a única vereadora que não foi denunciada, além dos suplentes que assumiram os cargos após o afastamento de 9 vereadores pela Justiça, a pedido do MPE.

(Com informações do Dourados Agora)

Nos siga no Google Notícias