A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017

30/05/2014 16:12

Municípios de MS de fronteira participam de seminário internacional

Helton Verão
Municípios de Bela Vista, Caracol, Ponta Porã e Porto Murtinho participaram do eventoMunicípios de Bela Vista, Caracol, Ponta Porã e Porto Murtinho participaram do evento

Vários municípios de Mato Grosso do Sul participaram ontem e hoje (30) do Seminário Internacional de Regiões de Fronteira, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Com o tema ‘Desafios para a Cooperação Transfronteiriça’, o evento debateu o processo de integração da América do Sul, com ênfase no Mercosul. Enviaram representantes ao evento as cidades de Bela Vista, Caracol, Ponta Porã e Porto Murtinho.

Foram apresentadas iniciativas de cooperação e experiências no campo das políticas públicas de desenvolvimento regional, tais como: criação de consórcios públicos transfronteiriços e legislação específica para as regiões de fronteira.

“Participamos de palestras e oficinas com europeus, representantes de países vizinhos. Debatemos os vários aspectos da política e uma integração real dos povos, tanto culturalmente, quanto economicamente”, revela Reginaldo Almeida, coordenador especial de relações intergovernamentais e institucionais de Ponta Porã no seminário.

As atividades aconteceram no parque Tecnológico de Itaipu. “Precisamos avançar muito para que promova a integração entre nossos vizinhos. Não temos conhecimentos da cultura deles”, ressaltou Almeida.

Prefeitos dos 588 municípios que integram a faixa de fronteira do Brasil, integrantes do Governo Federal e cidades fronteiriças dos países da América do Sul, além de organizações internacionais, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, lideranças políticas e representantes de instituições públicas e privadas.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions