ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Murilo Zauith diz em reunião com líderes comunitários que não vende ilusões

Edmir Conceição* | 16/09/2011 17:35

Durante reunião com representantes de bairros, prefeito falou das ações em quase sete meses de administração

Prefeito Murilo Zauith com lideranças comunitárias. (Foto: Assecom)
Prefeito Murilo Zauith com lideranças comunitárias. (Foto: Assecom)

O prefeito Murilo Zauith se reuniu na manhã desta sexta-feira com presidentes das associações de moradores de Dourados para falar sobre os avanços nestes quase sete meses de administração e ainda para ouvir as reivindicações dos líderes comunitários.

Murilo disse que aos poucos está promovendo as melhorias que a cidade precisa, encaminhando projetos de médio e longo prazo, mas garantiu que jamais vai vender ilusões. “Eu não vou mentir pra vocês, prometendo ou anunciando o que não vou cumprir”.

O encontro, no Plenário José Mário Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal), foi considerado um bate-papo informal do prefeito com os líderes comunitários. Os vereadores Pedro Pepa, Cido Medeiros e Alberto Alves dos Santos, o Bebeto, estavam presentes.

Murilo relatou algumas ações e esclareceu situações “que muitas vezes chegam à população de forma distorcida”. Uma delas é relacionada ao perímetro urbano, amplamente discutido com quatro conselhos que representam a sociedade e com a Câmara de Vereadores, onde o projeto foi aprovado nesta semana.

O prefeito explicou que a expansão do perímetro é necessária para que a cidade possa crescer de forma ordenada e com regras definidas para o tipo de empreendimento permitido em cada região. Ele ressaltou que somente na administração passada o perímetro foi ampliado em 12 ocasiões e a população nem tomou conhecimento.

ANIMAIS

Outra colocação feita pelo prefeito é sobre a criação de animais. Questionado sobre boatos de que iria “acabar com os carroceiros” ou “não deixar ninguém criar galinhas” no perímetro urbano, Murilo foi bem claro: “Isso é mentira. É conversa de quem torce contra a cidade”.

Ele esclareceu que a lei existe há mais de uma década e houve apenas uma alteração, sobre a criação de equinos e bovinos. O prefeito explicou que existem casos na área urbana onde a pessoa mantém uma vaca no imóvel apenas para não pagar IPTU.

Sobre os carroceiros, Murilo reafirmou que ao contrário do que estão dizendo a intenção do município é regularizar essa atividade. “Quem trabalha com carroças é só ir até a Semsur e fazer seu cadastro, sem pagar nada”, orientou o prefeito.

Para ele, é uma forma de controlar o número de pessoas que atuam nessa área e monitorar a saúde dos animais, principalmente em ralação a doenças que possam prejudicar o ser humano.

ASFALTO COMUNITÁRIO

O prefeito falou também sobre o asfalto comunitário – alternativa mais rápida de proporcionar essa melhoria aos moradores de bairros ainda sem pavimentação. “Se a gente for esperar por emendas parlamentares serão de dois a três anos para iniciar o serviço”.

Acompanhado de vários secretários, Murilo mostrou algumas ações que estão em andamento. No setor de saúde, citou os mutirões de exames e cirurgias eletivas em várias especialidades. “São mais de 40 especialidades médicas e em muitas delas já conseguimos zerar a fila de espera”, afirmou.

Respondendo a questionamentos sobre a Educação, o prefeito afirmou que as mudanças começaram pela valorização profissional. “Os professores nunca foram tão contemplados”, disse Murilo se referindo à questão salarial e garantiu que continua investindo nessa área para que o salário dos educadores de Dourados seja equiparado aos melhores do país.

Segundo ele, na sequência vêm os investimentos na parte física – reforma de escolas e projetos para novos estabelecimentos de ensino, inclusive com cursos técnicos. Na educação infantil, Murilo disse que neste período letivo a prefeitura já conseguiu abrir pelo menos 800 vagas e a previsão é ampliar esse número a partir de janeiro.

Bairros - Ele citou também os bairros Novo Horizonte, Cachoeirinha e Carisma. Nestes três locais a prefeitura realizou mutirões, levando benefícios, como limpeza, restauração da iluminação e recuperação de ruas. Na Cachoeirinha a prefeitura constroi uma ponte nova e na região do Carisma está resolvendo em grande parte o problema de inundação.

O prefeito citou também a Agetran, que será implantada em breve com a finalidade de reorganizar o trânsito de Dourados. Uma das primeiras ações será a campanha de conscientização para a retirada dos caminhões da área central. A operação deve contar com a participação da Guarda Municipal, Polícia Militar e do Exército Brasileiro.

Murilo pediu o apoio dos líderes comunitários para cuidar da cidade. “Vocês são os porta-vozes do prefeito e têm o compromisso de assumir a responsabilidade de representar suas comunidades. Dourados precisa da ajuda de cada um”.

(*) Com informações da Assecom

Nos siga no Google Notícias