A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

16/09/2011 17:35

Murilo Zauith diz em reunião com líderes comunitários que não vende ilusões

Edmir Conceição*

Durante reunião com representantes de bairros, prefeito falou das ações em quase sete meses de administração

Prefeito Murilo Zauith com lideranças comunitárias. (Foto: Assecom)Prefeito Murilo Zauith com lideranças comunitárias. (Foto: Assecom)

O prefeito Murilo Zauith se reuniu na manhã desta sexta-feira com presidentes das associações de moradores de Dourados para falar sobre os avanços nestes quase sete meses de administração e ainda para ouvir as reivindicações dos líderes comunitários.

Murilo disse que aos poucos está promovendo as melhorias que a cidade precisa, encaminhando projetos de médio e longo prazo, mas garantiu que jamais vai vender ilusões. “Eu não vou mentir pra vocês, prometendo ou anunciando o que não vou cumprir”.

O encontro, no Plenário José Mário Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal), foi considerado um bate-papo informal do prefeito com os líderes comunitários. Os vereadores Pedro Pepa, Cido Medeiros e Alberto Alves dos Santos, o Bebeto, estavam presentes.

Murilo relatou algumas ações e esclareceu situações “que muitas vezes chegam à população de forma distorcida”. Uma delas é relacionada ao perímetro urbano, amplamente discutido com quatro conselhos que representam a sociedade e com a Câmara de Vereadores, onde o projeto foi aprovado nesta semana.

O prefeito explicou que a expansão do perímetro é necessária para que a cidade possa crescer de forma ordenada e com regras definidas para o tipo de empreendimento permitido em cada região. Ele ressaltou que somente na administração passada o perímetro foi ampliado em 12 ocasiões e a população nem tomou conhecimento.

ANIMAIS

Outra colocação feita pelo prefeito é sobre a criação de animais. Questionado sobre boatos de que iria “acabar com os carroceiros” ou “não deixar ninguém criar galinhas” no perímetro urbano, Murilo foi bem claro: “Isso é mentira. É conversa de quem torce contra a cidade”.

Ele esclareceu que a lei existe há mais de uma década e houve apenas uma alteração, sobre a criação de equinos e bovinos. O prefeito explicou que existem casos na área urbana onde a pessoa mantém uma vaca no imóvel apenas para não pagar IPTU.

Sobre os carroceiros, Murilo reafirmou que ao contrário do que estão dizendo a intenção do município é regularizar essa atividade. “Quem trabalha com carroças é só ir até a Semsur e fazer seu cadastro, sem pagar nada”, orientou o prefeito.

Para ele, é uma forma de controlar o número de pessoas que atuam nessa área e monitorar a saúde dos animais, principalmente em ralação a doenças que possam prejudicar o ser humano.

ASFALTO COMUNITÁRIO

O prefeito falou também sobre o asfalto comunitário – alternativa mais rápida de proporcionar essa melhoria aos moradores de bairros ainda sem pavimentação. “Se a gente for esperar por emendas parlamentares serão de dois a três anos para iniciar o serviço”.

Acompanhado de vários secretários, Murilo mostrou algumas ações que estão em andamento. No setor de saúde, citou os mutirões de exames e cirurgias eletivas em várias especialidades. “São mais de 40 especialidades médicas e em muitas delas já conseguimos zerar a fila de espera”, afirmou.

Respondendo a questionamentos sobre a Educação, o prefeito afirmou que as mudanças começaram pela valorização profissional. “Os professores nunca foram tão contemplados”, disse Murilo se referindo à questão salarial e garantiu que continua investindo nessa área para que o salário dos educadores de Dourados seja equiparado aos melhores do país.

Segundo ele, na sequência vêm os investimentos na parte física – reforma de escolas e projetos para novos estabelecimentos de ensino, inclusive com cursos técnicos. Na educação infantil, Murilo disse que neste período letivo a prefeitura já conseguiu abrir pelo menos 800 vagas e a previsão é ampliar esse número a partir de janeiro.

Bairros - Ele citou também os bairros Novo Horizonte, Cachoeirinha e Carisma. Nestes três locais a prefeitura realizou mutirões, levando benefícios, como limpeza, restauração da iluminação e recuperação de ruas. Na Cachoeirinha a prefeitura constroi uma ponte nova e na região do Carisma está resolvendo em grande parte o problema de inundação.

O prefeito citou também a Agetran, que será implantada em breve com a finalidade de reorganizar o trânsito de Dourados. Uma das primeiras ações será a campanha de conscientização para a retirada dos caminhões da área central. A operação deve contar com a participação da Guarda Municipal, Polícia Militar e do Exército Brasileiro.

Murilo pediu o apoio dos líderes comunitários para cuidar da cidade. “Vocês são os porta-vozes do prefeito e têm o compromisso de assumir a responsabilidade de representar suas comunidades. Dourados precisa da ajuda de cada um”.

(*) Com informações da Assecom



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions