Pelo regimento interno, cinco deputados estaduais estão descartados na disputada por uma vaga ao TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado).
Duas exigências fazem a exclusão: o indicado não pode ter idade inferior a 35 anos ou superior a 65.
Com isso, segundo informações do primeiro secretário da Casa, Paulo Corrêa (PR), entre os 24 parlamentares, não poderiam concorrer a indicação os deputados Marcio Fernandes (PTdoB), Londres Machado (PR), George Takimoto (PSL), Onevan de Matos (PSDB) e Zé Teixeira (DEM).
Corrêa também revelou que o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, deve ser um dos candidatos à vaga aberta após o falecimento de Celina Jallad.
“Ele (Jerson) nunca escondeu a vontade”, afirmou o parlamentar.
E a indicação de um nome da coligação a quem Jerson Domingos foi eleito pode acomodar Youssif Domingos de volta à Casa de Leis.
Na prática, além de Jerson, nesta coligação, formada pelos partidos PMDB, PSDB, PR e DEM, poderiam ser indicados, Marquinhos Trad (PMDB), Antônio Carlos Arroyo (PR), Junior Mochi (PMDB), Mauricio Picarelli (PMDB), Eduardo Rocha (PMDB), Dione Hashioka (PSDB), Márcio Monteiro (PSDB), além do próprio Paulo Corrêa (PR).
Alguns parlamentares já afirmaram que não possuem pretensão para concorrer ao cargo. As discussões sobre a indicação do nome devem ocorrem após o Carnaval, quando será debatido quem realmente gostaria de ser indicado.
Corrêa pontuou que a Casa não vai abrir mão de indicar o nome para que a decisão “seja unânime e fortaleça a Assembleia”. O governador André Puccinelli garantiu que vai participar do processo.
Hipóteses - Na possibilidade de Jerson Domingos assumir a vaga no TCE, Youssif Domingos (PMDB) assumiria a cadeira de deputado, como segundo suplente da coligação.
Presidência - Outra situação após uma possível saída de Domingos é que o vice-presidente da Casa, atualmente Mauricio Picarelli, assumiria a presidência por 90 dias e uma nova eleição, apenas para a presidência, seria convocada.
Neste processo, poderiam concorrer ao cargo de Jerson qualquer parlamentar, desde que não pertença à Mesa Diretora.
Compõe a mesa Maurício Picarelli (1º Vice-Presidente), Dione Hashioka (2ª Vice-Presidente), Mara Caseiro (3ª Vice-Presidente), Paulo Corrêa (1º Secretário), Paulo Duarte (2º Secretário) e Felipe Orro (3º Secretário).
Nomes como Londres Machado, Pedro Kemp e Marquinhos Trad, deputado mais votado na última eleição, voltariam a ganhar força para o cargo. Eles eram cotados para a presidência no processo que reelegeu Jerson Domingos.
Qualquer cargo público, ainda mais o TCE que deve ser autonomo tem que ser preenchido através de concurso , pois através do edital já é feito uma pré -seleção e o concurso torna tudo mais transparente , afinal quem paga os salários são os trabalhadores não éééééééé........????????
Que preocupação q estes Dep. tem com a população, mem bem a dona faleceu ja estao de olho no seu lugar nao respeitam nem a propria companheira imagina os eleitores q deram esta oportunidade a eles estarem ai, quando um dia disseram a nos q lutaria pelo povo. So q nao entemos o povo q eles dizem é a si mesmo em vez deles dzerem povo cria coragem e diz eu. E um bando de ipocritas enganadores e vergonhoso para nosso estado enquento a enchente esta desabrigando muitas pessoas niguem vem dar as maos se nao for a propria população ou melhor apropria comunidade em elas vivem saiam um pouco nas periferias e veem a realidade do povo q realmente precisa de vcs nao é somente na hora dos votos.
Gente...o que o dinheiro não faz com as pessoas...deixam de gente para ser bicho, sem um pingo de sensibilidade...
Já que é para ser sem concurso e porque o povo não pode endicar.....eu como sou uma eleitora vou endicar a minha candidata, VAMOS BOTAR MAIS UMA MULHER, não é????
Dione Hashioka, ok????
Já que o cargo é para fiscalizar a administração pública e tenho experiência profissional e acadêmcia em administração pública quero me candidatar ao cargo de conselheiro do TCE. O que acham???????????
pela logica sabemos se nao tiver boicote sabemos que o mais cotado e marquinhos trad por ser o mais votado e por sua esperiencia..devemos engajar nesta campanha...
Gente quando sera que essa farra vai acabar, temos que ter concurso para o TCE. Agora vai o Gerson ou qualquer outro para o TC e tem compromisso eleitoral com o governador e com muitos prefeitos que o apoiaram sera que ele teria coragem de aplicar o lei contra eles ja não o fez com Rigo e Cia na assembleia. fica a duvida.
Eu sou totalmente contra. Concurso Jaaaaaaaaaaaaaaaaaaa,voçes foraM eleitos para a assembleia e não para o TCE.
mais uma filial do jogo do bicho
Pelo amor de Deus...respeite a morte,nem bem a conselheira faleceu e já estão cobiçando a vaga dela
Vergonhoso
Também quero ser candidato, poxa porque somente eles podem sem concurso. Eu quero também, deve ser uma mamata.