A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

26/04/2013 16:05

Nelsinho nega "pegadinha" e diz que Bernal falhou em atrasar licitação

Zemil Rocha
Ex-prefeito Nelsinho nega que tenha cancelado licitações, como acusou Bernal (Foto: Arquivo)Ex-prefeito Nelsinho nega que tenha cancelado licitações, como acusou Bernal (Foto: Arquivo)

O ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) contestou, hoje, com documentos as declarações do atual prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), de que a falta de medicamentos nas unidades de saúde da Capital decorrem de uma “pegadinha” de seu antecessor. Trad demonstra através deles que havia estoques de remédios e insumos para todo o primeiro trimestre de 2013 e alega que para não haver falta, a atual administração já teria de ter aberto processo licitatório logo no começo da gestão, em janeiro.

Relatórios do estoque da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, realizado em 30 de dezembro de 2012, assinados pelo ex-secretário de Saúde Leandro Mazina Martins, revelam em detalhes nome e quantidade dos respectivos itens farmacêuticos. Segundo esses documentos, foi deixado estoque de medicamentos para todo o primeiro trimestre de 2013 (90 dias). Nas notas explicativas, Martins argumenta que o estoque não só era suficiente, como até "seguraram" a epidemia de dengue.

A grande maioria dos medicamentos e insumos está listada com estoque tido como “normal”, mas existem itens que estavam em estado “crítico”, como Dopamina, fita de glicemia capilar, losartana potássica, omeprazol, sulfato de magnésio, vitamina C, água destilada e Albendazol 40 mg. O ex-secretário justifica a falta desses medicamentos ao fato de alguns serem de “responsabilidade do Ministério da Saúde”.

Em decorrência da atual crise de abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde de Campo Grande, o ex-secretário chega a sugerir que o atual prefeito, Alcides Bernal, use da prerrogativa de poder aditivar contratos já existentes. “Para não faltar medicamentos, poderia aditivar contratos em até 25%, conforme autoriza a Lei 8.666/93, no seu artigo 65”, afirmou ele nas notas explicativas.

Aponta ainda para falha em não ter havido “transição” na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), até porque o nome do secretário de Saúde de Bernal, o administrador hospitalar Ivandro Fonseca, só foi anunciado na véspera do prefeito tomar posse, dia 31 de dezembro de 2012. “Como não houve transição na Sesau, estas informações não puderam ser repassadas ao novo secretário, apesar de constarem em relatórios deixados para a nova gestão”, criticou o ex-secretário.

Nesta sexta-feira, Bernal chegou a questionar processos licitatórios de Nelsinho Trad no final do ano passado. “Quando entramos, tinham mais de 15 licitações de medicamentos anuladas no final do ano”, denunciou o atual prefeito, afirmando ainda que a argumentação do ex-prefeito Nelsinho para justificar o cancelamento não tinha mais do que três linhas.

Trad encaminhou 28 cópias do relatório entregue a equipe de Bernal (Foto: Divulgação)Trad encaminhou 28 cópias do relatório entregue a equipe de Bernal (Foto: Divulgação)

O ex-prefeito Nelsinho Trad garante, porém, que não fez esses cancelamentos, embora tenha deixado tudo encaminhado para o novo gestor implantar processos licitatórios a partir de 2 de janeiro de 2013. “Começamos a mexer, deixamos pedidos encaminhados para a nova gestão, mas não abrimos, até porque não iria adiantar porque os laboratórios estariam fechados”, afirmou Nelsinho. Ele explica que de 10 de dezembro a 10 de janeiros há férias coletivas nos laboratórios de medicamentos. “Não cancelamos nada, porque o processo licitatório não foi aberto”, insistiu.

A conduta de Bernal é que teria sido de cancelamentos indiscriminados, segundo o ex-prefeito, como teria acontecido no caso do Pregão 264-2012, para compra de agulhas, que hoje estão em falta nas unidades de saúde da Capital, que foi revogado, conforme publicação do dia 13 de março no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande). “Mentira tem perna curta”, alfinetou Nelsinho.

Ainda sobre as declarações do atual prefeito, Nelsinho declarou que “é aconselhável que comece a trabalhar pelo bem de Campo Grande e dos campo-grandenses e pare de tentar encontrar culpados pelos problemas que não está conseguindo solucionar”.



Gente porque tanta perseguição ? Deixa o homem fazer o que ele acha que tem que ser feito. Temos que pedir a Deus que continue o abençoando e que faça uma ótima administração,afinal somos campograndenses e queremos o melhor para a nossa capital.
 
helena da coata andrade em 29/04/2013 20:15:59
mais perdido q cebola em salada de fruta foi show!!!...kkkkkkkkkkkk... me diz então uma coisa, o bernal revogou toda e qlqr licitação, cancelou pagamentos de tds os contratos licitados na gestão anterior, como a solurb q não recebe a 4 meses, alegando fraude nas licitações, fraudes as quais, ele ainda não conseguiu provar, tanto q no asfalto q era máfia p ele, reclamo fez o forfé e acabou pagando 7,5 milhões a mais q na gestão anterior em 3 meses (e não fez nada) e ñ provou nada; msmo q a gestão anterior tivesse deixado uma licitação pronta numa época em q distribuidores estão em férias, ele teria revogado e não teria pago da msma forma... não faz tanta diferença ter feito licitação foi deixado estoque e msmo sem compra segurou a epidemia de dengue
 
JÉSSICA SCAFF em 28/04/2013 18:38:21
Olha, ta na hora de nosso prefeito trabalhar sim! Mas também não podemos deixar de lado as tramóias de nosso ex-prefeito. Ele não pode se esquecer que no meio de toda essa competição entre poderes, dele com seu partido e dele com o Burral, existe a pepulação. Estarei atrás dele nas próximas eleições viu Sr. Nelsinho, te interrogarei em qualquer reunião que vier a fazer! Agora Sr. burral, deixa de ser mimado por vovó! Vamos começar a trabalhar e assumir nossos erros!
 
felipe delcanhe em 27/04/2013 10:03:20
Um diz que tem ! Outro diz que não tem ! Quem se ferra ? NÓS, POPULAÇÃO.
 
Marcos Figueiredo em 27/04/2013 09:55:06
Sabe o que esta parecendo que que ele ganhou para ser ator de novela porque desde que começou o ano 1º de janeiro ate o momento 27.04.2013 O protagonista principal nas paginas de noticias e Bernal, da para escrever um livro.
Se liga prefeito vamos por a mão na massa passado a gente deixa no passado mostra para que veio ou melhor para que GANHOU esta eleição. AFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
 
Andreia Santos em 27/04/2013 08:15:02
O ex-prefeito Nelson Trad Filho foi eleito um dos melhores prefeitos das capitais brasileiras e deixou a prefeitura de nossa capital com índice de aprovação popular altíssimo, e o mesmo (Nelsinho) jamais se envolveu em maracutaias.
Pergunta-se: teria o Sr. Alcides Bernal respaldo moral para criticar a administração passada???
 
Eduardo Coimbra em 27/04/2013 08:02:00
Tem nada não, no próxima eleição vamos colocar o André de Volta na Prefeitura. Esse é bom. Carca a verdade neles Nelsinho... e... rumo ao Governo do Estado.
 
Noronha Nascimento em 27/04/2013 07:06:52
A culpa não é do atual, nem do antigo prefeito e nem dos vereadores. A culpa é de quem vota e coloca esse povo no governo. Eu, você, todo mundo que vota e não cobra seus direitos como cidadão. E enquanto eles tomam seus uisques caros. A população é quem sofre. Se existe algum culpado: São os eleitores, deveriam escolher melhor. E depois de escolhido, cobrar seus direitos.
 
Mark Veni em 27/04/2013 06:48:07
Por favor, votem no Bernal da próxima vez (por que dessa vez já era...) só para síndico do edifício onde ele diz que não comprou o apartamento de 1,7 milhões. Lá não tem Sesau, Sehintra etc. só zelador e porteiro. Mesmo assim é perigoso ninguém querer ele como administrador por que ele vai colocar a culpa do elevador quebrado na gestão anterior e não vai dar um aumento ao porteiro e zelador por que se não aumenta o valor do condomínio. Então digníssimo Prefeito Pernall, volta ao rádio e fale bobagens contra os outros que pelo menos temos a opção de sintonizar outra emissora. Por que como advogado que diz que é nenhum ladrão vai querer ser defendido por você.
 
Marcelo Oliveira em 27/04/2013 06:43:36
Esse Nelsinho foi prefeito aonde mesmo?
 
waldir dos santos em 27/04/2013 00:28:56
Enquanto isssooo em Campo Grande/MS...kd o Bernal????? kkkkkkkkkkkkkkkk eu racho de rir desse prefeito?
 
Paulo Lopes em 26/04/2013 23:43:30
Vamos acordar gente. Daqui a pouco este senhor vai dizer que precisa de mais 4 anos para conseguir colocar "a casa em ordem". Eu só sei de uma coisa, quem nao fez nada em 4 anos nao vai precisar de mais 4. Bemmal, pare de reclamar e sai do seu encantado mundo de campanha eleitoral. Vem para a realidade e trabalhe para honrar todos os votos que vc recebeu, inlcusive o meu. Desce do salto, pare de criticar os vereadores, pois eles tambem foram eleitos pelo povo e merecem respeito tanto quanto voce. Nao coloque nos outros a culpa da sua incompetencia. Afinal de contas vc está provando que como prefeito vc é um ótimo radialista. PRONTO FALEI.
 
felipe souza em 26/04/2013 22:43:18
E o documento assinado de próprio punho pela assessora do Nelsinho mandando cancelar as licitações de medicamentos no dia 16/12 ....O que dizer sr ex prefeito ,que não será mais nada em CG e EM ms ........
 
Ederson Luiz Sovernigo em 26/04/2013 20:56:08
Sr. Bernal, quem quer faz, quem não quer e (ou) não tem competencia, arruma desculpas e culpados! Campo Grande não merece ser administrada por facebook. Honre os seus eleitores e vá trabalhar!
 
jose elias em 26/04/2013 20:05:10
Esse Bernal é uma piada! Vai trabalhar cara! Campo Grande não é uma cidade criada por você no Simcity! Que você pode dar pause ou fazer um cheat pra ganhar as coisas,o tempo passa e você não fez nada!
 
Fernando barreto em 26/04/2013 20:03:52
Geeeennte;;; Quando esse Bernal vai virar Prefeito?
 
alexandre soares em 26/04/2013 18:11:21
Vocês se lembram do Fernando? tá ai a cópia: Bernall Collor de Mello
 
Roberto Ferreira em 26/04/2013 18:03:17
Durante td a campanha o Bernal tentou se favorecer falando mal da administração do ex-prefeito Nelsinho, agora q já consegui se eleger, vai continuar nessa. Já assumiu a prefeitura e n precisa mais concorrer com ninguém, ao contrario sua próxima eleição depende do serviço prestado, e infelizmente n é isso q temos vistos, todos os dias vemos nos jornais reportagens que mostram a sua ma administração, e a forma de se defender sempre colocando a culpa na administração anterior. Se n tem capacidade para administrar renuncie e deixe alguém no seu lugar que possa fazer algo pela nossa cidade.
Bernal prometeu 40 anos em 4, agora entendi o q queria dizer, em 4 anos vai afundar a nossa cidade de forma q outro levaria 40 anos.
Pegadinha Bernal.....Pegadinha é a sua Administração
 
Camila Fernanda Valhejo em 26/04/2013 17:31:18
QUE VERGONHA BerMaL !!!!!!!!

TEM SEMPRE UM CULPADO..........MAS ACHO QUE NÃO É O EX PREFEITO!!!!!!!!
 
Ellen Nogueira em 26/04/2013 17:24:23
Bernal, o povo que te elegeu não quer saber o que ex-prefeito vez o deixou de fazer. Querem que você faça igual ou melhor. O povo queria mudanças, então mude para melhor. Esqueça a administração anterior. Isso de ficar criticando e falando mal do outro não vai levar a nada, você viu isso nas urnas.
 
Antonio Reis em 26/04/2013 16:47:46
Já passou da hora do prefeito começar a trabalhar, ficar colocando a culpa em ex prefeito não adianta, se nao consegue resolver os problemas por que falou na campanha que acabar com os problemas da capital?
 
Anderson Santos em 26/04/2013 16:45:53
TOMA BERNAL AGORA VOCE CAIU DO CAVALO , POIS ESTA FALANDO DE GENTE QUE TEM COMO PROVAR QUE NUNCA AGIU ERRADO, VOCE SIM BERNAL NEM SEI PORQUE ESTA AI NA PREFEITURA, DEVERIA ERA ESTAR BEM LONGE DE CAMPO GRANDE
 
ELY MONTEIRO em 26/04/2013 16:37:47
Fica evidente a incompetência do atual prefeito, esta mais perdido que cebola em salada de fruta!
 
Luciano Bandeira em 26/04/2013 16:36:44
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions