ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Nelsinho se despede pensando na disputa para governador

Na próxima terça-feira o prefeito Nelson Trad Filho passa o cargo para Alcides Bernal. Em entrevista ao Campo Grande News, ele fala sobre sua administração nos últimos oito anos e também analisa os motivos do fracasso do PMDB nas últimas eleições em Campo Grande

Carlos Martins | 30/12/2012 10:21
Depois de oito anos à frente da prefeitura, Nelsinho Trad diz que sai com sentimento do dever cumprido (Foto: Rodrigo Pazinato)
Depois de oito anos à frente da prefeitura, Nelsinho Trad diz que sai com sentimento do dever cumprido (Foto: Rodrigo Pazinato)

Apontado como o principal nome do PMDB para disputar o governo do Estado em 2014, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, deixa o comando da prefeitura de Campo Grande com o sentimento do dever cumprido. A partir da próxima terça-feira, 1º de janeiro, depois de passar o comando do Executivo para Alcides Bernal (PP), eleito em outubro passado, Nelsinho Trad, como é mais conhecido, inicia uma nova missão: percorrer o Estado para conhecer mais de perto a realidade do povo sul-mato-grossense e, assim, pavimentar seu caminho para suceder o governador André Puccinelli.

Em entrevista ao Campo Grande News, concedida em uma sala da Casa Engenheiro Carlos Mônaco, na Esplanada Ferroviária, Nelsinho discorre sobre o trabalho realizado frente ao executivo nos últimos oito anos, das obras feitas e das que estão em andamento e também dos próximos projetos que cabem ao futuro prefeito executar. Fala, ainda, do reconhecimento obtido pela eficiência da gestão, e, também, de sua maior decepção: companheiros, que eram considerados fiéis, abandonaram sua administração para se aventurar em outros projetos, “que acabaram culminando com o que nós estamos assistindo hoje”.

Ele diz, também, que o candidato que concorreu às eleições pelo PMDB não defendeu sua administração. “Não se pode entrar numa eleição com um nível de aprovação e aceitação como nós estávamos no período eleitoral sem ter um candidato que defendesse a administração. Nós não tínhamos um candidato com a identidade da administração. Essa foi uma falha que eu me penitencio até hoje”, diz o prefeito. O candidato que concorreu às eleições pelo PMDB foi o deputado federal Edson Giroto.

Mas Nelsinho também demonstra a satisfação de chegar ao final de dois mandatos com índice de aprovação acima de 80% por cento. Ele diz que a maior alegria, é “chegar ao final e olhar para quem quer que seja e dizer: eu consegui”. Na entrevista, Nelsinho fala, ainda, sobre a retomada de sua profissão, que irá conciliar com a atividade política, e de sua atuação junto com seu grupo político. “Vou estar atento a todas as movimentações. Espero que tudo possa transcorrer dentro de uma lisura, de uma ética, que não venha a macular nossa imagem. Porque a cada ação que tiver no sentido de nos prejudicar, pode ter certeza que vai ter uma reação”.

Médico, formado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, Nelsinho Trad iniciou sua carreira política como diretor adjunto do Previsul (Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso do Sul) no governo Pedro Pedrossian. Eleito três vezes vereador (92, 96 e 2000), ele presidiu a Câmara no biênio 2001/2002 e elegeu-se deputado estadual em 2002. Em 2004 disputou a prefeitura e foi eleito no primeiro turno com 213 mil votos. Em 2008, foi reeleito com mais de 288 mil votos.

Acompanhe, a seguir, a entrevista com o prefeito Nelsinho Trad.

"Nós não tínhamos um candidato com a identidade da administração" (Foto: Rodrigo Pazinato)
"Nós não tínhamos um candidato com a identidade da administração" (Foto: Rodrigo Pazinato)

Campo Grande News - Dia 1º de janeiro, na próxima terça-feira, o senhor passa o comando da prefeitura. Sentimento do dever cumprido?

Nelson Trad Filho - É verdade. A gente conseguiu trabalhar em diversas áreas em nossa cidade. E há indicadores altamente positivos em diversos setores. Indicadores esses respeitados que balizam as grandes referências do Brasil. Então, nós saímos com o sentimento do dever cumprido.

Campo Grande News - O que o senhor queria ter feito nesse período e não conseguiu?

Nelsinho Trad - O PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] da mobilidade urbana. Eu gostaria de ter executado esse projeto. Projeto que nasceu em 2007 na minha primeira gestão, ocasião em que o diretor-presidente da Agetran [Agência Municipal de Transporte e Trânsito] era o secretário Lanteri [Carlos Alfredo Lanteri] e que foi aperfeiçoado e concluído na gestão do Rudel [Trindade]. Foi aprovado com louvor pelos técnicos de Brasília e eu gostaria de ter implantado porque eu participei ativamente na sua concepção.

Campo Grande News - Quais foram os entraves para a execução do projeto dentro da sua gestão?

Nelsinho Trad - A burocracia de Brasília para liberar os grandes projetos fez com que ele fosse detalhado, até mesmo porque eles estavam esperando definição das cidades sedes da Copa do Mundo [em 2014]. Campo Grande ficou fora [da Copa], e mesmo assim a gente conseguiu emplacar esse projeto pelo elogio técnico que ele teve. Está praticamente pronto, falta concluir algumas exigências para iniciar.

Campo Grande News – O senhor se refere ao projeto dos 180 milhões de reais para a construção dos 12 corredores exclusivos urbanos com 54 quilômetros de extensão e mais três terminais. Em relação ao projeto até agora a prefeitura cumpriu com todas as exigências.

Nelsinho Trad - Tudo o que a gente pode fazer para encaminhar as coisas, a gente fez. Não há nada que não possa ser devidamente conduzido por quem vai entrar. Ai precisa trabalho, equipe, competência e muita competência, para poder tocar tudo aquilo que se iniciou.

Campo Grande News - E importante seguir à risca todos os prazos estabelecidos pelo cronograma para não correr o risco de perder os recursos.

Nelsinho Trad – Exatamente. Eu passei isso, inclusive, para o prefeito eleito [Alcides Bernal], a normatização do Ministério das Cidades. Ele já está ciente, e haverá de ter a tranquilidade necessária para poder conduzir esta questão dentro do prazo legal.

"Eu gostaria de ter executado o PAC da mobilidade urbana" (Foto: Rodrigo Pazinato)
"Eu gostaria de ter executado o PAC da mobilidade urbana" (Foto: Rodrigo Pazinato)

Campo Grande News - Qual foi sua maior alegria nestes oito anos de governo?

Nelsinho Trad - Ter conseguido chegar até o fim com o sentimento do dever cumprido e com índice acima de oitenta por cento de aprovação. Essa foi minha maior alegria. É você chegar ao final e olhar para quem quer que seja e dizer: eu consegui.

Campo Grande News - E qual foi sua maior decepção?

Nelsinho Trad - A decepção, ela veio oriunda dessa última eleição, onde fiéis, entre aspas, companheiros, abandonaram, sem uma justificativa coerente, a nossa administração para se aventurar em projetos que acabaram culminando com o que nós estamos assistindo hoje. E o futuro dirá se isso valeu à pena, ou não.

Campo Grande News - Sua administração, muito bem avaliada, com tudo para emplacar o sucessor, e acontece esse revés.

Nelsinho Trad – Uma coisa eu aprendi. Não se pode entrar numa eleição com um nível de aprovação e aceitação como nós estávamos no período eleitoral sem ter um candidato que defendesse a administração. Isso faltou, claramente. Nós não tínhamos um candidato com a identidade da administração. Essa foi uma falha que eu me penitencio até hoje. Falo porque quando fui candidato, eu fui defendendo uma administração, um projeto, uma ideia, e isso me deu condição de poder rebater a altura a qualquer critica advinda do processo eleitoral. Nessa eleição a gente sentiu que faltou isso. O candidato que nós estávamos apoiando não tinha uma defesa mais apurada de tudo aquilo que nós realizamos

Campo Grande News - Adversários diziam que as últimas administrações fizeram grandes obras e esqueceram do povo, principalmente na área da saúde, com falta de médicos em postos de saúde, por exemplo. Faltou uma defesa mais veemente?

Nelsinho Trad - Faltou. Faltou mais conhecimento, mais propriedade para poder defender tudo aquilo que fizemos e fomos reconhecidos por ter feito. A partir do instante que não se tem esta defesa, várias mentiras faladas muitas vezes acabam virando verdade. Isso virou uma verdade no subconsciente das pessoas. Essa ficha uma hora vai cair e aí a gente vai ver quem estava com a razão.

Campo Grande News - O prefeito eleito Alcides Bernal, que assume na terça-feira, tem enfrentado dificuldades no relacionamento com a Câmara Municipal. É o IPTU, cujo projeto enviado pelo senhor previa reajuste de 5,31% para terrenos e recebeu emenda reduzindo a alíquota para zero, o que pode significar R$ 12 milhões a menos para o próximo ano. E teve também a redução da suplementação orçamentária de 30% para 5% (acima disso tem que ser discutido com o Legislativo). Essa falta de sintonia pode travar os projetos do Executivo?

Nelsinho Trad - Não se consegue ter uma administração de sucesso se não tiver harmonia com a Câmara Municipal. Pode largar qualquer prioridade para trás e foca nessa prioridade. Porque a Câmara é fundamental para você poder tocar adiante seus projetos. Essa observação eu passo porque já pertenci ao Legislativo e ao Executivo e tenho a legitimidade de assim o fazer.

Campo Grande News - O senhor enfrentou algum problema com a Câmara nestes oito anos?

Nelsinho Trad - Não tive nunca nenhum problema. Sempre inseri a Câmara nas discussões e a Câmara sempre teve um papel muito importante nos encaminhamentos de tudo o que a gente fez, inclusive participando ativamente da execução de projetos.

Campo Grande News - Como tem sido as conversas com o prefeito eleito Alcides Bernal?

Nelsinho Trad - Tive várias reuniões com ele e terei outras até entregar a prefeitura. Isso é normal, tem demandas que o preocupam e que deve preocupar e ele precisa ficar a par de todas estas questões para não ter nenhum problema. Já me coloquei à disposição para ajudá-lo no que for preciso, mas só vou se for chamado. Não tenho nenhum constrangimento de fazer esse auxilio. Temos conversado, ele tem dividido algumas angústias comigo, que é natural ele ter estas angústias, principalmente no momento em que ele está atravessando. E eu tenho procurado aconselhá-lo naquilo que eu sinto o dever de fazer.

Campo Grande News – A administração Nelsinho Trad foi reconhecida ao longo dos oito anos pela eficiência na gestão e isso rendeu 42 prêmios concedidos por entidades de renome nacional.

Nelsinho Trad - É importante você ter o reconhecimento do seu trabalho, principalmente por entidades que não estão envolvidos no dia a dia, no calor da discussão, no envolvimento, até de coração, das ações que você faz. Não há nenhuma tendência partidária nestas instituições. E quando você vê isso acontecer é sinal que realmente você está fazendo algo de bom. E eu quero dividir toda essa conquista com nossa equipe de trabalho. A gente sempre teve uma equipe coesa, unida, que viveu momentos difíceis juntos, que superou estes momentos difíceis e fez com que a gente pudesse chegar até aqui, orgulhando a todos, a mim, que os tive como auxiliares, e a eles, que me tiveram como chefe.

Campo Grande News - Um dos prêmios, concedido pelo Sebrae, resultou em uma viagem no início do mês a Londres onde o senhor fez palestras relatando sua experiência na administração.

Nelsinho Trad – Primeiro, que eu fui numa cidade milenar e quando você vê o nome da tua cidade em uma placa indicativa e você, proferindo uma palestra, representando a tua cidade e o teu País, num continente europeu, numa cidade de primeiro mundo, com várias pessoas sentadas, com fone de ouvido - por causa da tradução - te ouvindo, prestando atenção naquilo que você fez, eu tive um sentimento de orgulho muito forte e a certeza de que eu cumpri com minha missão. Só de eles ficarem anotando, copiando, pegando e-mail, copiando a palestra em pen drive, teve uma fila que se formou pro cara copiar a palestra em um pen drive, isso pra nós é motivo de orgulho muito grande.

Campo Grande News - O senhor já tinha feito palestras em Portugal e na Espanha.

Nelsinho Trad – Sim, e nasceu daí um convite do Sebrae para que a gente possa o ano que vem percorrer o Brasil, levando essas nossas experiências empreendedoras.

"Não se consegue ter uma administração de sucesso se não tiver harmonia com a Câmara Municipal "(Foto: Rodrigo Pazinato)
"Não se consegue ter uma administração de sucesso se não tiver harmonia com a Câmara Municipal "(Foto: Rodrigo Pazinato)

Campo Grande News - Os seus últimos antecessores, Lúdio Coelho, Juvêncio da Fonseca e André Puccinelli, saíram da prefeitura e assumiram o Senado, os dois primeiros, e Puccinelli o governo do Estado. Seguindo essa tradição, seu caminho natural é o Senado ou o governo do Estado?

Nelsinho Trad - O meu caminho natural é o Executivo. Estou pronto para poder atender ao chamamento do meu grupo político para poder representar esse grupo na condição de candidato ao governo do Estado.

Campo Grande News - Recentemente o governador André Puccinelli falou que o senhor é o candidato natural, embora também se comente o nome da vice-governadora Simone Tebet.

Nelsinho Trad - A Simone é um excelente quadro, capacitada, gabaritada. Detém um espólio ético, de honra e de berço muito significativo. Tem uma tradição e é a atual vice-governadora.

Campo Grande News – O nome dela poderia compor uma chapa?

Nelsinho Trad - Qualquer composição na política com pessoas desse quilate sempre é bem-vinda para ser avaliada. Mas eu penso que ainda é cedo para especulações, mas ela é um quadro excelente para qualquer composição.

Campo Grande News - O senhor tem conversado com o governador e embora ele diga que ainda é cedo para discutir o assunto, acha que ele disputa o Senado?

Nelsinho Trad - Eu penso que sim. Ele tem trabalhado para isso. E ele não vai ter alternativa, até porque vai haver um chamamento muito forte por parte do partido e da própria população para que ele parta para ser candidato ao Senado. E vai ajudar muito a chapa que ele compor. Quem apostar num fracasso do André pode ter certeza que está apostando errado.

Campo Grande News - Para as próximas eleições, como o senhor vê hoje o desenho político, com o PP tendo conquistado a prefeitura de Campo Grande podendo se articular com outros partidos, como o PSDB, o PT.

Nelsinho Trad - Eu penso que é uma incógnita o que vai acontecer daqui para frente. Há uma incerteza pairando entre a classe política até pela forma como está se conduzindo todo esse processo. Muito mistério, pouca revelação. E tudo o que se cerca dessas circunstâncias leva a uma interrogação muito grande. Nem mesmo os aliados do prefeito eleito, que agora você citou, podem fazer um prognóstico do que vai ser do futuro. Só o tempo poderá nos responder isso com o andar dessa carruagem.

"O meu caminho natural é o Executivo. Estou pronto para atender ao chamamento do meu grupo político"  (Foto: Rodrigo Pazinato)
"O meu caminho natural é o Executivo. Estou pronto para atender ao chamamento do meu grupo político" (Foto: Rodrigo Pazinato)

Campo Grande News - O senhor voltou de Londres e iniciou uma maratona de inaugurações de obras com mais de 50 no pacote. É uma satisfação encerrar o mandato entregando obras para a população.

Nelsinho Trad - É verdade. A gente está concluindo esse processo inaugurando inúmeras obras e deixando um relatório daquelas que ficaram para serem ainda administradas na certeza de que elas serão. O que não pode é você ter iniciado um investimento público de determinada obra e ela for abandonada. Situação essa que a gente não vê há muito tempo aqui. Logo que a gente entrou e que o André também entrou, tinha várias obras abandonadas. Ora pelo governo Wilson [Martins], ora pelo governo Pedro [Pedrossian], ora pelo governo Zeca [Zeca do PT] e nós conseguimos deixar para trás aquela máxima de que só porque “não foi alguém do teu lado que fez, desde o inicio, eu não vou concluir”. Nós encaramos como obras com o dinheiro público e resolvemos terminar todas e assim foi feito.

Campo Grande News – Quais as obras que estão em andamento que ficam para o próximo prefeito concluir?

Nelsinho Trad - São algumas obras que deverão ser concluídas pelo futuro prefeito. São obras na área de saúde, que são as Unidades Básicas de Saúde da Família, as Unidades de Pronto Atendimento, obras na área de Educação, que são os Ceinfs [Centros de Educação Infantil do programa Pró-Infância] e duas escolas. Obra na área de Cultura, que é o Centro Municipal de Belas Artes, obras na área de infraestrutura que são os PACs, tanto o PAC 2 que é a continuidade dos projetos do PAC 1, quanto ao PAC Social que são duas praças. Obras que vão melhorar muito o dia a dia das pessoas. E que basta apenas uma gestão eficiente por parte de quem for entrar para poder concluir e cumprir com sua missão.

Campo Grande News - Também tem recursos previstos para asfaltamento e drenagem em cerca de 900 quilômetros de vias.

Nelsinho Trad - Conseguimos uma linha de crédito do governo Federal denominado de PAC 3 [valor de R$ 896 milhões], vamos assim dizer, em que se tem a oportunidade de asfaltar os bairros, lindeiros, vizinhos onde teve intervenção do PAC. Onde a gente fez no Imbirussu e no Cerradinho, Lagoa, o Cabaças, o Taquaral e o Segredo. Nós aproveitamos essa linha de crédito e cadastramos vários bairros que margeiam onde foram feitas estas obras de infraestrutura. O pré-projeto foi aprovado. A gente sabe que é uma briga pra poder cravar ele todo e espero que o próximo prefeito, assim como brigou para virar prefeito, que brigue por estes projetos para poder emplacar na cidade

Campo Grande News – Depois de 18 anos o lixão foi fechado.

Nelsinho Trad - E um problema grave que a cidade tinha e conseguimos resolver. Foi muito importante essa conquista e que ela possa ser aperfeiçoada com a implantação efetiva da usina de processamento de lixo. Que traga uma vida digna aos catadores, que eles possam dali tirar seu sustento.

Campo Grande News - Os catadores entenderam que a medida poderá beneficiá-los?

Nelsinho Trad - Já entenderam. Há uma harmonia de 95 por cento deles, que reconheceram que esta é a melhor alternativa, melhor caminho, e estamos trabalhando para solidificar isso

"Vai me enriquecer e muito porque eu vou conhecer a realidade do interior", diz Nelsinho, sobre visitas que deve iniciar aos municípios do interior  (Foto: Rodrigo Pazinato)
"Vai me enriquecer e muito porque eu vou conhecer a realidade do interior", diz Nelsinho, sobre visitas que deve iniciar aos municípios do interior (Foto: Rodrigo Pazinato)

Campo Grande News - Terminado o mandato, como será sua atuação política?

Nelsinho Trad - Vou estar atento a todas as movimentações. Até porque eu espero que tudo possa transcorrer dentro de uma lisura, de uma ética, que não venha a macular nossa imagem, os nossos procedimentos, a nossa equipe, os órgãos que tiveram a responsabilidade de nos fiscalizar, no caso o Ministério Público, o Tribunal de Contas, a própria Câmara Municipal, e orientar a minha base que tenho dentro da Câmara Municipal. Porque a cada ação que tiver no sentido de nos prejudicar pode ter certeza que vai ter uma reação, porque nós não construímos esse patrimônio político em cima de uma estrutura frágil. Pelo contrário, nos temos fieis seguidores, partícipes que foram da construção de todo esse projeto.

Campo Grande News - O senhor tem um capital político a preservar.

Nelsinho Trad – E verdade, e da mesma forma que assim coloquei reafirmo a disposição destes aliados de contribuírem dentro de uma visão de futuro de progresso, de avanço para a cidade.

Campo Grande News - O senhor foi professor na Uniderp. Vai voltar à vida acadêmica?

Nelsinho Trad - Eu fui convidado para que possa retornar. Vou procurar verificar as condições que isso vai me ocupar e terei maior orgulho e honra de poder servir àquela instituição. Porque dali sai os futuros profissionais da saúde que vão estar à frente do atendimento das pessoas.

Campo Grande News – O senhor retoma as atividades no consultório?

Nelsinho Trad - Vou retomar as atividades no meu consultório atendendo a um conselho que meu pai [Deputado Nelson Trad, já falecido] sempre me deu: não seja nunca um político profissional, mas sim um médico que está emprestando seu dom para a atividade política.

Campo Grande News – Pretende fazer cursos de atualização?

Nelsinho Trad – Devo fazer. Devo me reciclar. Já tem colegas dispostos a me ajudar nesse caminho e vou procurar me atualizar, sim, na Medicina, para poder prestar um atendimento de qualidade às pessoas que vão me procurar.

Campo Grande News – Comentou-se que o senhor também vai montar um escritório político.

Nelsinho Trad - Isso vou fazer porque não quero misturar a atividade médica com a atividade política. Nunca fiz isso. E vou sim procurar montar um escritório para separar os atendimentos. Política num determinado período do dia, medicina no outro período. Separadamente.

Campo Grande News - Está se preparando para iniciar visitas ao interior?

Nelsinho Trad - Vários prefeitos já entraram em contato comigo solicitando que a gente fosse aos seus municípios para poder fazer palestras, pra poder levar nossa experiência da administração de Campo Grande e assim nós vamos fazer.

Campo Grande News – É importante porque deixa o senhor próximo das bases e pavimenta o caminho para 2014.

Nelsinho Trad - Vai me enriquecer muito porque eu vou conhecer a realidade do interior. Isso é importante porque dentro da minha humildade eu reconheço que preciso me aperfeiçoar nessa questão, pois eu fiquei muito centrado em Campo Grande. Eu me dediquei de corpo e alma à administração da Capital e preciso conhecer uma realidade diferente no interior.

Campo Grande News - Para finalizar. Logo vamos iniciar um novo ano, deixe aqui suas despedidas.

Nelsinho Trad - Quero agradecer a todos que compõem essa equipe do Campo Grande News, dizer que vocês sempre se pautaram pela notícia séria, ética, responsável. Desejar sucesso a vocês nessa empreitada. Cumprimentar a todos os leitores, desejar a eles um bom ano de 2013 e me despedir com o sentimento nobre, que todo grande homem deve ter que é o sentimento da gratidão, que é a mãe de todas as virtudes. Muito obrigado a todos.

Nos siga no Google Notícias