ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Nildo Alves é eleito prefeito de Anastácio com 47% dos votos válidos

Ricardo Campos Jr. | 02/10/2016 18:29
Apuração dos votos em Anastácio (Foto: reprodução)
Apuração dos votos em Anastácio (Foto: reprodução)

Nildo Alves (PSDB) foi eleito prefeito de Anastácio, a 135 quilômetros de Campo Grande, com 47,15% dos votos válidos neste domingo (2). Laércio Valério (PDT) ficou em segundo lugar com 42,49%; Coronel Evaldo Mazuy (PSC) ficou em terceiro com 10,36%. Os votos de Adão Salemaq (PV) não foram contabilizados por conta de problemas jurídicos no partido. Votos brancos e nulos somaram 5,92%.

Localizado à margem esquerda do Rio Aquidauana, desenvolveu-se graças à navegação fluvial. Como no lado oposto os barrancos não permitiam que as embarcações atracassem para carga e descarga, logo começaram a surgir próximo ao porto as primeiras casas e escolas.

No entanto, os trilhos da ferrovia Noroeste do Brasil acabaram passando pelo lado direito do rio, desenvolvendo-o graças à estação ferroviária.

A população do então chamado “Povoado da Margem Esquerda” iniciou um movimento separatista que culminou na emancipação e criação de Anastácio em 1963. Já pertenceu ao município a cidade de Dois Irmãos do Buriti, criada a partir da junção de dois distritos: Dois Irmãos e Palmeiras.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem hoje 24.852 habitantes para uma área de 2.946,317, o que resulta em uma densidade populacional de 8,08 habitantes por quilômetro quadrado.

Os setores de administração e serviços públicos puxam o PIB (Produto Interno Bruto) do município, tendo grande importância o setor de serviços. O PIB per capta de Anastácio gira em torno de R$ 10,8 mil, abaixo das médias estadual e nacional.

Nos siga no Google Notícias