ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Política

No único debate do 2º turno, clima esquenta entre Giroto e Bernal

Fabiano Arruda e Aline dos Santos | 27/10/2012 00:32
Giroto e Bernal se enfrentaram em debate. (Foto: Minamar Júnior)
Giroto e Bernal se enfrentaram em debate. (Foto: Minamar Júnior)

O único debate do segundo turno da eleição para prefeito de Campo Grande, que terminou faltando 24 horas para o dia da votação, foi marcado pela troca de farpas, acusações e ironias entre os candidatos Edson Giroto (PMDB) e Alcides Bernal (PP).

Giroto procurou “esvaziar” o discurso do rival por meio de perguntas e por diversas vezes acusou o adversário de não responder objetivamente nem dar detalhes aprofundados de suas propostas.

Além disso, disse que Bernal deveria estar no programa do Faustão por ter armado uma “pegadinha”, além de tê-lo chamado de “Carminha”, numa referência à vilã da última novela das 21h da Rede Globo.

O progressista, por outro lado, atacou o peemedebista o chamando de “candidato chapa branca” e, sobretudo, acusando-o de ser a continuidade de uma administração de 20 anos em Campo Grande, para ele, responsável direta pelas falhas em diversos setores da cidade.

O primeiro bloco, com perguntas livres, antecipou o antagonismo que marcaria todo o debate.  Até nos trajes, as propostas foram distintas. O peemedebista optou por camisa e paletó. Já o progressista veio de terno e gravata. Giroto pressionou Bernal a dizer quantas ruas vai asfaltar. A resposta não trouxe os números. Em retaliação, Bernal quis saber o número de viaturas da Guarda Municipal.

“O importante não é fazer pegadinhas, discutindo assunto sério, o senhor devia estar no Faustão”, afirmou Giroto.

No segundo bloco, eles se estranharam por conta de apoios políticos. Bernal disse que Campo Grande tem praças e parques abandonados pela atual administração, que apoia Giroto.

O peemedebista acusou o progressista de ter apoios que considera politicamente nocivos. “Se for por apoio o senhor tem o do Zeca do PT, o do Paulo Maluf e da quadrilha de Campinas”, disparou.

No terceiro e último bloco, as denúncias deram o tom. Bernal citou processo na Justiça contra Giroto. O peemedebista questionou sobre o vídeo, divulgado no Youtube, em que o candidato do PP recebe dinheiro em suposta negociata.

Propostas e polêmicas – No campo das propostas, foram discutidos IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), valorização dos servidores, planejamento urbano, coleta seletiva, asfalto,  saúde e transporte. Sobre o primeiro tema, os dois prometeram revisão e redução de valores.

Quanto ao planejamento da cidade, Bernal disse que fará o desenvolvimento organizado, levando asfalto para bairros mais antigos. Giroto afirmou que vai andar pelos bairros para ouvir a população.

No item coleta seletiva, Giroto contou que estuda desconto no IPTU para famílias que fizer em casa a separação dos recicláveis. Bernal criticou a licitação do lixo, feita próxima ao fim do mandato.

Sobre saúde, Bernal diz que Giroto não fez o que deveria ser feito. O candidato do PMDB respondeu que, à época que foi secretário, a construção de postos de saúde era o desafio e, hoje, o atendimento é a principal meta.

No tema transporte, Giroto acusou Bernal de não ter sido eficiente como vereador quando presidia a Comissão de Transporte Pública da Câmara Municipal.

O progressista garantiu que vai abrir a “caixa preta” da planilha do transporte coletivo urbano para saber “item por item” e baixar 0,25 centavos do custo, ideia propagada pelo PT no primeiro turno.

Bernal disse que vai abolir os tapa-buracos, para que o asfalto da cidade não vire colcha de retalhos. Giroto prometeu 2.500 quadras recapeadas e 3 milhões de metros quadrados de asfalto novo.

Torcida - Do lado de fora, os apoiadores de Giroto montaram um telão. A rua Santana, na lateral da emissora, localizada na avenida Eduardo Elias Zahran chegou a ser inteditada e a PM (Polícia Militar) dividiu a via para a torcida. No entanto, o espaço para os apoiadores de Bernal ficou vazio.

Nos siga no Google Notícias