ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Para CRM, denúncia contra Dobashi preocupa por privilégio à rede privada

Aline dos Santos | 02/07/2013 10:13
Beatriz Dobashi foi exonerada nesta terça-feira. (Foto: Arquivo)
Beatriz Dobashi foi exonerada nesta terça-feira. (Foto: Arquivo)

A queda de Beatriz Dobashi, que nos últimos quinze anos comandou as secretarias de Saúde em Campo Grande e Mato Grosso do Sul e até 2012 presidia o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), provocou apreensão nas entidades médicas.

Ontem, após divulgação de escutas da operação Sangue Frio, realizada em março pela PF (Polícia Federal), ela anunciou o pedido de afastamento. Hoje, a exoneração, a pedido, foi oficializada pelo governador André Puccinelli (PMDB).

Na gravação, a secretária e o diretor do HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian, Ronaldo Perches Queiroz, combinam como responderiam ao Ministério da Saúde solicitação sobre o interesse do Estado em repasse de aceleradores lineares para tratamento de pacientes com câncer. A manobra era para que equipamentos usados na radioterapia fossem enviados apenas ao HR e ao Hospital do Câncer, administrado na época por Adalberto Siufi. O diretor foi demitido.

“Isso tem que ser apurado com rigor, porque a função dela é beneficiar a saúde pública, destinar o máximo dos recursos para melhorias da saúde publica, e não beneficiar a saúde privada”, afirma o presidente do CRM/MS (Conselho Regional de Medicina), Luís Henrique Mascarenhas Moreira.

Ele salienta que a decisão é delicada, pois as escutas levam a crer que havia certa resistência por parte da secretária pra implantação dos aceleradores lineares.

A operação Sangue Frio também respingou no próprio conselho. Em maio, o CRM divulgou nota informando que investiga a conduta dos médicos citados na operação e do assessor-jurídico do conselho. Em uma escuta, o advogado André Borges, dialoga com o médico Adalberto Siufi, investigado na ação.

O presidente do SinMed/MS (Sindicato dos Médicos), Marco Antônio Leite, afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que vai aguardar o desfecho das investigações.

Para o presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Wilson Telensco, Beatriz Dobashi agiu corretamente ao se afastar. “Com essas denúncias, ela não tinha condições de fazer a gestão da saúde no Estado, e, assim, está preservando o governador”. A ABCG reassumiu em maio o comando da Santa Casa, maior hospital de Mato Grosso do Sul.

Sangue Frio – A ação revelou o submundo do tratamento contra o câncer, envolvendo denúncias de contratos suspeitos, superfaturamento, corrupção e formação de quadrilha. São investigados o HU (Hospital Universitário), o Hospital do Câncer e a clínica Neorad, que pertence a Siufi. (Colaborou Giselli Figueiredo)

Nos siga no Google Notícias