ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Para TRE, posse de suplentes depende de mudança em lei

Redação | 25/09/2009 07:10

O presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador Luiz Carlos Santini, afirma que a posse dos suplentes de vereador depende de mudanças na LOM (Lei Orgânica do Município).

"Como a LOM de Campo Grande estabelece 21 vereadores, se não for alterada a lei, não pode ampliar para 27", declarou durante entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que redimensiona o número de vagas nas Câmaras de Vereadores foi promulgada ontem, após ser aprovada pela Câmara Federal. Com a PEC, Mato Grosso do Sul terá mais 117 vereadores. Na Capital, a Câmara passa de 21 para 27 vereadores.

O projeto criou 24 faixas com o número máximo de vereadores permitido para as Câmaras, de acordo com a população de cada município. A Capital tem 724 mil habitantes, portanto, fica incluída na faixa entre 600 mil e 750 mil habitantes, que prevê o máximo de 27 parlamentares.

Contudo, a mudança causa polêmica por retroagir ao processo eleitoral de 2008. Desta forma, o cálculo do quociente eleitoral terá que ser refeito. No cálculo, dividem-se os votos válidos pelos lugares a preencher nas Câmaras de Vereadores.

Apesar da PEC garantir a posse imediata e da pressão dos suplentes, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda deve se manifestar. Ontem, presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, lembrou que em 2007 a Corte editou resolução na qual estabeleceu o dia 30 de junho de 2008 como data limite para promulgação de uma emenda constitucional alterando o número de vereadores da atual legislatura.

O presidente do TSE explicou que não comentaria se a emenda vai ser cumprida ou não porque nesse caso seria avaliar a sua constitucionalidade. O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cézar Britto, afirmou que vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) caso a Justiça Eleitoral comece a dar posse aos suplentes. (Matéria editada às 8h36 para acréscimo de informação).

Nos siga no Google Notícias