ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Parte estrutural de reforma da Assembleia fica pronta em um mês

Fabiano Arruda | 14/02/2012 16:00
Anexo da Assembleia terá novo estacionamento no subsolo e diretoria legislativa no primeiro piso.(Foto: Marlon Ganassin)
Anexo da Assembleia terá novo estacionamento no subsolo e diretoria legislativa no primeiro piso.(Foto: Marlon Ganassin)

Considerada uma das etapas mais trabalhosas da reforma de ampliação da Assembleia Legislativa, com a construção do anexo ao Palácio Guaicurus, a parte estrutural, que envolve edificações e esquadrias, deve ficar pronta até o dia 15 de março, informou nesta terça-feira o primeiro secretário da Casa de Leis e um dos responsáveis pelas obras, deputado Paulo Corrêa (PR).

Após isto, os trabalhos entram na fase de acabamento. A previsão é que a obra seja concluída entre os meses de setembro e outubro, quando o espaço vai saltar de 3 mil m² para 6,7 mil m², ou seja, vai mais que dobrar. Cerca de 50 trabalhadores atuam no local.

Já a nova instalação da TV Assembleia, que terá 180 m², contra os atuais cerca de 40 m², fica pronta até junho, explica o parlamentar. A local contará com fiação por baixo do piso.

Para Corrêa, o principal benefício da construção do anexo é reorganizar e melhorar a dinâmica de funcionamento da Casa de Leis.

Com a reforma, os gabinetes dos deputados, que aumentarão de 48 m² para 87 m², passarão a ser instalados no piso superior do prédio, enquanto os serviços, como bancos, serão fixados no térreo.

Além disto, outro diferencial é a destinação do estacionamento para os deputados e autoridades convidadas no subsolo do anexo. Serão 24 vagas, uma para cada parlamentar, além de outras dez para demais autoridades que se dirigirem à Casa de Leis.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Renato Katayama, a nova área de estacionamento trará mais segurança aos parlamentares e autoridades. Já no primeiro andar do anexo será instalada a diretoria legislativa.

Outro ponto enaltecido por Katayama é que, com a conclusão das obras, o saguão da Assembleia ficará mais limpo e organizado. Além disto, revelou que a entrada do prédio será reforçada com mecanismos de segurança como catraca e detectores de metais, a exemplo dos existentes do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Deputado Paulo Corrêa explica benefícios da ampliação da Casa de Leis. (Foto: Marlon Ganassin)
Deputado Paulo Corrêa explica benefícios da ampliação da Casa de Leis. (Foto: Marlon Ganassin)

O deputado Paulo Corrêa ainda destaca que a Casa ganhará três novos plenarinhos de grande, médio e pequeno porte. Com isto será possível realizar reuniões de forma simultânea, o que não ocorre hoje. “Quando precisamos pegamos emprestada a sala da presidência”, diz.

O republicano também ressalta o programa de eficiência energética, em vigor na Assembleia Legislativa desde o ano passado, o que resultou em economia de pelo menos 30% nos custos graças a uma nova tecnologia para aparelhos de ar condicionado. Além disso, o problema de “apagões” no prédio, como registrado no ano passado, foram superados, acrescenta.

Para o parlamentar, o fato das obras terem supervisão do mesmo arquiteto do prédio, Ângelo Arruda, contribui para o desempenho dos trabalhos.

Corrêa lembra que pleiteava a reforma na Assembleia Legislativa desde que presidia a Comissão de Obras da Casa, à época, na gestão de Londres Machado.

“Sou engenheiro civil por formação, então, a necessidade de reforma era antiga. Em 34 anos nunca houve e há seis anos estava parada”, comenta.

“Há 34 anos não havia TV Assembleia, Interlegis, nem a demanda que temos hoje. Quanto mais espaço, melhor o deputado pode atender a população”, complementa.

Nos siga no Google Notícias