A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

19/11/2015 13:15

PEC permite a criação de projetos de iniciativa popular em MS

Leonardo Rocha
Deputado Eduardo Rocha apresenta PEC para facilitar  a criação de projetos de iniciativa popular (Foto: Assessoria/ALMS)Deputado Eduardo Rocha apresenta PEC para facilitar a criação de projetos de iniciativa popular (Foto: Assessoria/ALMS)

O deputado Eduardo Rocha (PMDB) apresentou uma PEC ( Projeto de Emenda Constitucional), que permite a realização de projetos de iniciativa popular, no legislativo estadual. Antes esta ação que pode ser organizada pela sociedade não estava prevista. Uma proposta neste sentido precisa da adesão de 1% do eleitorado de Mato Grosso do Sul, distribuídos aos menos em cinco cidades.

Neste projeto se define que a iniciativa popular como um direito de exercício imediato, que pode ser colhidas as assinaturas também pro meio eletrônico. "A Constituição diz que todo poder emana do povo. Isso significa que o titular do poder é o povo. É por meio de uma mobilização popular, que deve permitir o que possa exercer o poder de reforma, provocando alterações pontuais na Constituição Estadual", disse ele.

O projeto agora segue para as comissões permanentes, assim como ao grupo especial que analisa as propostas de PEC, criada pela Assembleia, antes de ser enviada ao plenário para ser apreciada pelos deputados. "Inegável que desde quando assegurado aos eleitores o direito de apresentar projetos de lei de iniciativa popular, muitas foram as contribuições, a exemplo da Lei de Crimes Hediondos e da Lei da Ficha Limpa", descreveu.

Reforma da Previdência deve ser votada na semana que vem, diz Meirelles
A reforma da Previdência deve ser votada na semana que vem, de acordo com o ministro da Fazenda Henrique Meirelles. A declaração foi dada na noite de...
Quanto mais reforma demorar, mais dura será correção, diz ministro
Caso o governo não consiga aprovar a reforma da Previdência ainda este ano, conseguirá em 2018, disse hoje (11) o ministro do Planejamento, Dyogo Oli...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions