ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Pedro Chaves diz que base de Bernal tem 12 vereadores e pode chegar a 16

Josemil Arruda | 21/12/2013 09:49
Bernal "abriu as portas" da administração, segundo Pedro Chaves (Foto: arquivo)
Bernal "abriu as portas" da administração, segundo Pedro Chaves (Foto: arquivo)

O secretário municipal de Governo, Pedro Chaves, garante que a base de apoio do prefeito Alcides Bernal (PP) na Câmara já conta com apoio de 12 dos 29 vereadores. “E nossa estimativa é de que a base tenha 16 vereadores”, informou o condutor da articulação política da gestão Bernal.

Nas contas de Pedro Chaves estão os oito vereadores que votaram contra a instalação da Comissão Processante, no dia 15 de outubro, mais Jamal Salém (PR), que indicou a médica Lillian Maksoud para a presidência do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), Paulo Pedra (PDT), Edson Shimabukuru (PTB) e Alceu Bueno (PSL).

A adesão de Pedra e Shimabukuru deve ser selada na semana que vem, com a nomeação de seus indicados para integrar o governo de “coalizão”. Pedra indicou o arquiteto Dirceu Peters para a presidência da Agência Municipal de Habitação (Emha), enquanto Shimabukuru será atendido com o engenheiro Jean Saliba na presidência da Agência Municipal de Trânsito (Agetran).

Pedro Chaves confirmou que as duas nomeações serão publicadas no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) na próxima semana. O líder do prefeito, Marcos Alex (PT), informou ontem que a publicação ocorrerá na segunda-feira (23). “Não digo que vai ser na segunda-feira, mas na semana que vem, pois pode ser na segunda, terça ou outro dia”, disse o secretário de Governo.

Questionado quanto ao vereador Alceu Bueno (PSL), que, ao reassumir o mandato após breve período de cassação, garantiu que não integra a base de apoio do prefeito, Pedro Chaves respondeu: “Ele está também na base, mas é meio complicado. É importante que as pessoas entendam que às vezes o vereador não quer se expor”.

Outras forças – O secretário Pedro Chaves continua as conversações com outras forças políticas para tentar aumentar a base de apoio ao prefeito Alcides Bernal, a qual estima que poderá alcançar o número de 16 vereadores. “Busco ampla coalizão, estou convidando todos os partidos a participarem da base”, declarou.

Elogiando a postura do prefeito, o qual define como “magnânimo” por aceitar adesões até mesmo dos que antes foram grandes desafetos, Chaves garante que tem tido ampla liberdade de atuação na busca de aliados. “Não tem censura. Mesmo para aqueles da gestão anterior que quiserem somar conosco as portas estão abertas”, assegurou.

Anunciou que “outros partidos” estão dispostos a participar do governo de coalizão e integrar a bancada governista na Câmara. “Na semana que vem sinto que outros partidos vão querer somar conosco”, disse. “Temos de ter administração pluralista”, acrescentou.

Pedro Chaves não revelou que partidos ou vereadores estão em conversação para apoiar o prefeito Alcides Bernal, mas é certo que estão na lista de prioridades a reconquista dos vereadores Waldecy Chocolate (PP) e Rose Modesto (PSDB). Outros três vereadores que estão na mira da articulação política de Bernal são Eduardo Romero (PT do B), Juliana Zorzo (PSC, partido de Chaves) e Coringa (PSD).

Nos siga no Google Notícias