ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Pelo menos 30 casos de crime eleitoral foram registrados nesta manhã no interior

Nyelder Rodrigues | 07/10/2012 12:29

Só no interior do Mato Grosso do Sul, mais de 30 boletins de ocorrências já foram registrados. Os crimes mais frequentes foram o de boca de urna e propaganda eleitoral irregular.

Em um dos casos de boca de urna, registrado em Paranhos, o candidato Ramão Benites (PRP), de 63 anos, foi detido por volta das 10h ao ser flagrado, após denúncia anônima, com santinhos na praça central.

Já em Caarapó, também por boca de urna, Eliton José dos Santos, de 46 anos, foi preso na Escola Cleusa Vargas. Ele também é candidato a vereador e foi monitorado pela polícia após ser visto rondando a cidade.

Em certa parte do monitoramento, ele foi flagrado parado em frente a escola, cumprimento eleitores. Em uma das oportunidades, ele retirou algo do bolso e passou para uma das eleitoras.

Os promotores da Justiça Eleitoral foram comunicados sobre o fato e, ao saírem da escola, constataram o fato. Eliton foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Caarapó, e o carro dele, um Citroen C3, apreendido.

Em Cassilândia, Ilton Garcia Figueiro, de 36 anos, e Victor Hugo Pereira Figueiro, de 62 anos, foram detidos por volta das 8h, na Feira do Produtor da cidade, com 539 santinhos do candidato a prefeito Carlinhos e R$ 124,70 em um carro Uno, placa BLN-9017.

O número de registros pode ser maior ainda, já que nem todos os casos são disponibilizados à imprensa, alguns deles correndo em segredo de justiça.

Difamação – Uma ocorrência em Paranhos foi registrada nesta madrugada pelo crime de difamação relativa ao pleito eleitoral de hoje.

O registro, feito pelo candidato a vice-prefeito Donizete Aparecido Viaro, relatava que uma pessoa chamada Leucir, e outra chamada Evandro Malizam, foram vistas por ele em uma camionete Toyota, e que supostamente teriam jogado em frente a casa do candidato  panfletos denegrindo a imagem dele.

No decorrer do trajeto, o denunciante relatou que viu mais panfletos sendo jogados pela rua, todos com conteúdo que denegriam a imagem e procuravam abalar a campanha política do mesmo.

Lei seca - Três pessoas foram presas em Iguatemi por causa da Lei seca. Aldair de Oliveira, de 29 anos, e Carlos Jose do Nascimento, de 29 anos, estavam consumindo bebida alcoólica no bar pertencente à Cleusa Barrinhos de Carvalho, de 50 anos.

O local da ocorrência foi a rua Francisco Fernandes Filho, no bairro Jardim Aeroporto. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi quem atendeu o caso, que após receber denúncia.

Números – Uma das cidades que apresentou maior número de registros foi Paranhos. Foram pelo menos sete ocorrências relativas ao pleito eleitoral, três delas de boca de urna, e três por perturbação e de desordem relativas às eleições, além de uma por difamação.

Em Iguatemi, foram duas ocorrências, uma da lei seca, e outra por compra de votos. Sete Quedas teve três registros, ambos por boca de urna. Caarapó também teve três registros, dois sobre propaganda irregular e outro por boca de urna.

Em Paranaíba, houve um registro por propaganda irregular, enquanto Camapuã teve três casos de boca de urna. Água Clara e Glória de Dourados, cada um, tiveram duas por boca de urna.

Cassilândia teve duas ocorrências de propaganda irregular, e uma por boca de urna. Em Aparecida do Taboado, um registro foi feito, relativo a propaganda irregular.

Os casos relativos a compra de votos em Iguatemi, propaganda em Aparecida do Taboado e difamação em Paranhos aconteceram durante a madrugada. Já o restante dos casos aconteceu nesta manhã.

Nos siga no Google Notícias