ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 29º

Política

Pelo menos 53 dos 79 prefeitos do Estado vão a Brasília com reivindicações

O movimento municipalista leva uma lista de assuntos a serem discutidos com o governo Federal

Lucas Junot | 04/05/2017 13:50
A Assomasul conclama os prefeitos e agentes públicos do Estado a engrossar o movimento, em Brasília (Foto: Divulgação/Assomasul)
A Assomasul conclama os prefeitos e agentes públicos do Estado a engrossar o movimento, em Brasília (Foto: Divulgação/Assomasul)

Pelo menos 53 dos 79 prefeitos de Mato Grosso do Sul já confirmaram presença na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de 15 a 18 de maio, segundo a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Até a data do movimento municipalista, a entidade acredita em novas adesões.

Entre os assuntos da pauta de reivindicações, estão os polêmicos debates sobre as reformas previdenciária, trabalhista e tributária.

Para a Assomasul, a Marcha é uma oportunidade para debater junto aos gestores municipais as pautas prioritárias e, posteriormente, levar essas reivindicações até o governo federal.

O presidente da entidade, Pedro Caravina (PSDB), está convidando cada prefeito para mais uma mobilização promovida pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).

O desejo da entidade é que, além de prefeitos, participem da Marcha outros agentes públicos, como secretários municipais e vereadores.

“Temos pautas importantíssimas para serem discutidas, principalmente o pacto federativo. A macha é a oportunidade para que os prefeitos possam trazer suas reivindicações, chamar a atenção do Congresso Nacional e do governo federal para as dificuldades dos municípios”, conclama Caravina.

No ano passado, foram registrados mais de 5 mil participantes na Marcha a Brasília, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais.

O movimento começou com uma pequena mobilização na capital federal, no ano de 1998. Pela primeira vez, gestores municipais de todo o país estiveram organizados para apresentar ao governo sua pauta de reivindicações.

Alguns dos itens, na época, foram o aumento do FPM (Fundo Participação dos Municípios) e a municipalização dos recursos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Nos siga no Google Notícias