ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

PF acusa Vander Loubet de receber “caixa 3” da Odebrecht em campanha

Fato teria ocorrido nas eleições de 2010; deputado federal nega acusação e afirma que todo dinheiro que recebeu para campanha foi declarado

Mayara Bueno | 02/03/2018 08:13
Vander é acusado de receber recursos para campanha de 2010 por meio de um inédito esquema de “caixa 3”, deputado nega. (Foto: TVPT/Arquivo)
Vander é acusado de receber recursos para campanha de 2010 por meio de um inédito esquema de “caixa 3”, deputado nega. (Foto: TVPT/Arquivo)

O deputado federal Vander Loubet (PT) é acusado pela Polícia Federal de receber R$ 50 mil por meio de “caixa 3”, um esquema de recebimento de doação inédito, nas eleições de 2010. A conclusão surgiu de investigação que integra inquérito do MPF (Ministério Público Federal). As informações foram divulgadas pelo telejornal “Bom Dia Brasil”, da TV Globo, desta sexta-feira (2).

Por meio de nota, Vander negou qualquer recebimento ilícito de recursos para sua campanha, afirmando que todo o dinheiro foi declarado em prestação de contas aprovada pela Justiça Eleitoral.

O “caixa 2” consiste em o candidato receber doação e não declara-la à Justiça Eleitoral. De acordo com a reportagem, o “caixa 3”, no entendimento da Polícia Federal, começou com um pedido de Vander Loubet de doação à Odebrecht que teria procurado outro grupo empresarial –no caso, o Petrópolis, do setor de bebidas– para enviar o montante a título de doação.

O Grupo Petrópolis, por sua vez, teria se valido de duas empresas de seu conglomerado para oficializar os repasses. Para a PF, os valores repassados ao deputado federal saíram, na verdade, da Odebrecht, um dos principais conglomerados investigados na Operação Lava Jato. A acusação contra Vander teria surgido na delação de executivos da construtora.

No caso do deputado federal, conforme o inquérito no STF (Supreto Tribunal Federal), a investigação é sobre falsidade ideológica eleitoral.

O dinheiro recebido na campanha de 2010, a pedido de Vander, foi enviado, mas registrado oficialmente como doação de duas empresas do Grupo Petrópolis (Praiamar e Leyroz) porque a Odebrecht não queria aparecer como doadora na campanha do parlamentar.

Contudo, o valor teria sido abatido de uma “conta corrente” mantida pela Odebrecht e pelo Grupo Petrópolis, criada em virtude de obras feitas pela empreiteira para a cervejaria.

Confira na íntegra a nota de Vander Loubet:

"Em relação ao inquérito tendo como base as delações de funcionários da construtora Odebrecht, esclareço o seguinte: as acusações não procedem, são inverídicas. Os recursos recebidos pela minha campanha foram contabilizados como consta na prestação de contas, aprovada pela Justiça Eleitoral. Repito: todas as doações foram oficializadas, de maneira que não recebi recursos não contabilizados".

Campo Grande/MS, 1º de março de 2018.

VANDER LOUBET
Deputado Federal (PT-MS)

Nos siga no Google Notícias