ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Política

Vander Loubet controlava esquema criminoso na BR, afirma procurador

Mayara Bueno | 15/01/2016 11:39
Vander Loubet (PT); parlamentar é acusado de cometer 110 crimes. (Foto: Arquivo)
Vander Loubet (PT); parlamentar é acusado de cometer 110 crimes. (Foto: Arquivo)

A BR Distribuidora foi contolada por dois grupos políticos; um deles, comandado pelo deputado federal Vander Loubet (PT), acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, afirma o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Ele ainda destaca que o grupo de Loubet “era distinto do bando de asseclas do senador Fernando Affonso Collor de Mello, mas os dois grupos agiam de modo conexo”.

Na denúncia contra o parlamentar, encaminhada ao STF (Superior Tribunal Federal), em 17 de dezembro, o procurador-geral relata o suposto esquema instalado na subsidiária da Petrobrás. Ele pede ao STF a cassação do mandato de Vander, por ter “agido com violação de seus deveres para com o Poder Público e a sociedade”.

Segundo o Estadão, a PGR afirma que a BR foi controlada por dois grupos políticos, um do PT, outro do PTB, este último sob comando do ex-presidente Collor, e o outro por Loubet. Eles teriam como elos o empresário Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, ex-ministro na gestão de Fernando Collor, quando presidente, e o doleiro Alberto Youssef, réu confesso e delator da Operação Lava Jato.

Nas investigações, a PGR aponta categoricamente para o envolvimento do parlamentar. "As investigações do Inquérito 3990/DF evidenciaram que, para que o grupo criminoso em questão atuasse, era necessário o repasse de valores ilícitos para o deputado federal Vander Luís dos Santos Loubet, em função da ascendência que o Partido dos Trabalhadores exercia sobre parte da Petrobrás Distribuidora S/A”. Na avaliação de Janot, o petista e o petebista formaram "uma grande, complexa e estruturada quadrilha".

Além disso, a denúncia revela omo Collor e Loubet repartiram as quatro diretorias estratégicas da subsidiária da Petrobrás. Janot cita que a Diretoria de Mercado Consumidor, ocupada por Andurte de Barros Duarte Filho entre 2009 e 2015, era de indicação do PT. A Diretoria Financeira e de Serviços, ocupada por Nestor Cerveró entre 2008 e 2014, também era de indicação do PT.

Denúncia - O deputado Vander Loubet foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal por envolvimento em 110 crimes, 11 denúncias de corrupção passiva e 99 por lavagem de dinheiro. O parlamentar é alvo da Operação Lava Jato, por suposto recebimento de propinas que somaram R$ 1,028 milhão em esquema de corrupção na BR Distribuidora.

Janot atribui a Loubet, ligação com ‘grupo criminoso’ que repassava a ele valores ilícitos ’em função da ascendência que o Partido dos Trabalhadores exercia sobre parte da Petrobrás Distribuidora S/A’. (Com informações do Estadão)

Procurada, a assessoria do deputado Vander Loubet disse que o parlamentar só se pronunciará depois que a assessoria jurídica tiver acesso a denúncia e do conteúdo da delação premiada.

Nos siga no Google Notícias