ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  12    CAMPO GRANDE 19º

Política

Planos de saúde devem justificar negativa de cobertura a usuários em MS

Operadoras terão um prazo de 24 horas para comunicar a justificativa ao usuário após a recusa

Por Jhefferson Gamarra | 01/10/2024 13:51
Autor da proposta, deputado Paulo Duarte (PSB) durante discursso na Alems (Foto: Divulgação)
Autor da proposta, deputado Paulo Duarte (PSB) durante discursso na Alems (Foto: Divulgação)

Foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (1º) a Lei 6.313 de 2024, de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PSB), que obriga as operadoras de planos e seguros de saúde justificarem as negativas de cobertura, tanto parcial quanto total, de exames, procedimentos médicos, cirurgias, diagnósticos, tratamentos e internações.

De acordo com a norma, as operadoras têm um prazo de 24 horas para comunicar a justificativa ao usuário após a recusa. Essa comunicação poderá ser feita através de um aplicativo específico, sistema médico, SMS, e-mail ou qualquer outro meio que garanta o recebimento da informação. Além disso, a operadora deve fornecer um comprovante que contenha de forma clara os motivos da recusa, evitando expressões vagas, abreviações ou códigos.

O autor da lei, deputado Paulo Duarte, ressaltou que “as operadoras ou seguradoras designam unilateralmente todas as cláusulas do contrato, sem qualquer participação do usuário, obrigando o consumidor a acatar as coberturas dispostas”. Ele enfatizou que contratos devem ser vistos como instrumentos que respeitam os direitos do consumidor e que é fundamental garantir um equilíbrio contratual entre as partes, pautado pela lealdade, informação e boa-fé.

O documento deve incluir informações essenciais, como nome do cliente, número do contrato do plano de saúde, razão social da operadora ou seguradora, número do CNPJ, endereço e uma cópia da guia de requerimento para autorização da cobertura.

Nos siga no Google Notícias