ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Pobres não terão de pagar honorários de advogados se perderem ação, decide STF

A questão foi discutida em Ação Direita de Inconstitucionalidade, ajuizada pela PGR

Adriano Fernandes | 20/10/2021 19:21

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (20), por 6 votos a 4, que pessoas com direito à justiça gratuita, que perderem uma ação trabalhista, não terão que pagar os horários de peritos, nem dos advogados de quem venceu a ação. A justiça gratuita pode ser concedida aos trabalhadores que recebem salário igual ou inferior a 40% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.

Também por maioria, foi considerada válida a cobrança do pagamento de custas pelo trabalhador que faltar à audiência inicial e não apresentar justificativa legal no prazo de 15 dias. A decisão do Supremo invalida as regras da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), que determinavam o pagamentos dos custos.

A questão foi discutida na ADI (Ação Direita de Inconstitucionalidade) 5766, ajuizada pela PGR (Procuradoria-Geral da República). Para a procuradoria, as normas violam as garantias processuais e o direito fundamental dos trabalhadores pobres à gratuidade judiciária para acesso à justiça trabalhista.

Com a nova redação, a União custeará a perícia apenas quando o trabalhador não tiver auferido créditos capazes de suportar a despesa, “ainda que em outro processo”. O outro dispositivo questionado é o artigo 791-A, parágrafo 4º, da CLT, que considera devidos os honorários advocatícios de sucumbência sempre que o beneficiário de justiça gratuita tenha obtido em juízo, ainda que em outro processo, créditos capazes de suportar a despesa.

Nos siga no Google Notícias