ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 20º

Política

Políticos terão de informar placa de carros abastecidos para carreatas

Regra vale para as eleições de 2026 e limita o repasse a 10 litros de combustível por veículo

Por Kamila Alcântara | 06/08/2026 06:44
Políticos terão de informar placa de carros abastecidos para carreatas
Carreata política organizada por apoiadores na Avanida Afonso Pena em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

Candidatos e partidos que pagarem combustível para veículos usados em carreatas nas eleições de 2026 terão de informar à Justiça Eleitoral as placas dos carros abastecidos. A nova regra foi estabelecida pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O TRE-MS estabeleceu novas regras para as eleições de 2026: candidatos que pagarem combustível em carreatas devem informar as placas dos veículos abastecidos, com limite de 10 litros por carro, e comunicar o evento com 24 horas de antecedência. Jantares e festas de arrecadação exigem aviso cinco dias úteis antes. Servidores poderão fiscalizar eventos a qualquer hora, e a falta de aviso prévio será registrada nas prestações de contas.

Cada veículo poderá receber até 10 litros de combustível pagos pela campanha. O gasto deverá aparecer na prestação de contas, acompanhado de nota fiscal emitida com o CNPJ do candidato ou do partido.

Também será necessário informar quantos veículos participaram da carreata e o volume total de combustível utilizado. Os dados deverão ser registrados no sistema de prestação de contas da Justiça Eleitoral.

A carreata precisará ser comunicada com pelo menos 24 horas de antecedência. O aviso deverá ser enviado por e-mail ao setor responsável pela análise das contas eleitorais do TRE-MS e só será considerado válido depois da confirmação de recebimento.

A resolução também estabelece regras para jantares, festas, vendas de produtos e outros eventos realizados para arrecadar dinheiro para campanhas.

Nesses casos, o candidato ou partido deverá avisar o cartório eleitoral com pelo menos cinco dias úteis de antecedência. A comunicação terá de informar data, horário, endereço, descrição do evento e o nome de uma pessoa responsável por prestar esclarecimentos.

Eventos realizados pela internet também poderão ser acompanhados. Para isso, a campanha deverá fornecer link, senha e outras informações necessárias para permitir o acesso dos fiscais.

Servidores da Justiça Eleitoral poderão comparecer aos locais, inclusive à noite, aos finais de semana e feriados. Durante a fiscalização, poderão solicitar informações sobre receitas, despesas, fornecedores e participantes.

Caso algum documento não esteja disponível no momento, o candidato ou partido poderá receber prazo de 72 horas para apresentá-lo.

A falta de aviso prévio não impede a fiscalização. A omissão, porém, será registrada na prestação de contas e poderá ser considerada quando a Justiça Eleitoral analisar se os gastos e as arrecadações foram regulares.

Pessoas que souberem da realização de eventos não comunicados também poderão apresentar denúncia pelos canais oficiais do tribunal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.