ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

População não aguenta mais os "camaleões" da política, afirma Fabio Trad

Francisco Júnior | 07/08/2013 09:21
A população não suporta mais assistir à mudança repentina de comportamento político de quem foi eleito para fazer oposição, afirma deputado. (Foto: Divulgação)
A população não suporta mais assistir à mudança repentina de comportamento político de quem foi eleito para fazer oposição, afirma deputado. (Foto: Divulgação)

O deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS) afirmou, nesta terça-feira, que “o fim do tempo do político camaleão já foi anunciado pelas ruas”. Ele não vê condições para o PMDB integrar a base do prefeito Alcides Bernal (PP), já que foi eleito para fazer oposição ao chefe do Executivo.

Bernal conta hoje com o apoio do PP, PT, PPS e PRB, por meio dos vereadores Cazuza, Chocolate, Marcos Alex, Ayrton Araújo, José Orcírio Miranda dos Santos, Gilmar da Cruz e Luiza Ribeiro. Os vereadores Rose Modesto e João Rocha (PSDB), que se declaram independentes, costumam votar junto com a base aliada. Mais três vereadores têm mantido constante diálogo com o prefeito: Paulo Pedra (PDT), Edson Shimabukuro (PTB) e Alceu Bueno (PSL). Os indícios de adesão de outros vereadores, que até então integravam a oposição preocupa o peemdebista.

Segundo Fabio Trad, o PMDB foi eleito pelo povo em 2012 para atuar como oposição ao governo Bernal. Para o deputado, fazer oposição é tão importante para o regime democrático quanto exercer o governo. “A bancada do PMDB na Câmara Municipal precisa continuar unida em torno do pacto político celebrado em 2012 quando os eleitores os escolheram para fiscalizar o Executivo e fazer o contraponto republicano das ações de governo”, afirmou.

Sobre a possibilidade de vereadores do PMDB apoiarem o Governo Bernal, Fabio foi incisivo: “Qualquer demonstração de tibieza ou pusilanimidade constituirá grave atentado à soberana vontade popular e aos princípios estatutários do partido que, em tese, preveem até mesmo a expulsão dos seus quadros em caso de infidelidade às orientações da bancada”.

O prefeito de Campo Grande tem hoje votos suficientes na Câmara Municipal para escapar da cassação do mandato numa eventual comprovação de crime de responsabilidade, mas não para impedir a abertura de uma Comissão Processante. Para a abertura de processo são necessários, no mínimo, 15 votos favoráveis, e para cassação é indispensável apoio de dois terços dos vereadores, ou seja, 20 votos. A defecção de peemedebistas para a base de apoio de Bernal agravaria este quadro.

“Na atual conjuntura política que vive Campo Grande, com CPIs apurando e constatando graves ilegalidades com o dinheiro dos contribuintes, os passos trêfegos de um ou outro membro da oposição convidam a suspeitar que ações espúrias vindas do subterrâneo da política estão desvirtuando a correlação de forças para beneficiar os transgressores da lei”, afirmou Fabio Trad.

Para o deputado sul-mato-grossense, a população não suporta mais assistir à mudança repentina de comportamento político de quem foi eleito para fazer oposição e, com a primeira mudança de nuvem, adere a situação em um passe de mágica: “Ou se é oposição; ou se é governo. Por isso, exorto, como peemedebista, a bancada de vereadores do PMDB a resistir - como creio que vem resistindo - a todos os tipos de investidas da baixa política a fim de não macular a bandeira do partido bem como as suas próprias biografias”, concluiu.

Nos siga no Google Notícias