ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Por maioria, tribunal mantém Marun no conselho de gestão da Itaipu Binacional

Divergência foi seguida em julgamento da 3ª Turma do tribunal na tarde desta terça-feira; conselheiro disse já ter voltado à ativa

Humberto Marques | 03/09/2019 14:51
Marun disse que já retomou as atividades e destacou sua presença em Itaipu durante obras de ponte entre MS e o Paraguai. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Marun disse que já retomou as atividades e destacou sua presença em Itaipu durante obras de ponte entre MS e o Paraguai. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Dois processos julgados na tarde desta terça-feira (3) pela 3ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que abrange os Estados da Região Sul) resultaram na derrubada de liminar e manutenção da nomeação de Carlos Marun para o cargo de conselheiro da Itaipu Binacional. Nos dois agravos de instrumento, movidos em uma ação popular, foi vencida a posição do desembargador-relator, Rogério Favreto, que foi favorável ao desligamento do ex-ministro.

Os agravos foram movidos pelo MPF (Ministério Público Federal) e são vinculados a uma ação popular que contestava a nomeação de Marun para cargo no conselho da Itaipu no Brasil. Movido pelo advogado Rafael Evandro Fachinello, o processo pleiteava a declaração de nulidade da indicação de Marun, que até o fim de 2018 era ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República na gestão de Michel Temer.

A alegação era de que, como terceiro vice-presidente do MDB no Estado, Marun tinha impedimento para assumir o cargo a partir de 1º de janeiro deste ano. O caso chegou a mobilizar o presidente Jair Bolsonaro, que teria cogitado exonerar o conselheiro –decisão revista em seguida.

Uma liminar, assinada por Favreto, foi expedida em março suspendendo a nomeação. Levada ao plenário da 3ª Turma, o relator manteve sua posição, porém, houve voto divergente da desembargadora Marga Inge Barth Tessler, alinhando-se à alegação de que os cargos para a Itaipu não seguem as mesmas regras previstas na Lei das Estatais –por se tratar de uma entidade binacional regida em igualdade de direitos e obrigações entre Brasil e Paraguai.

Nesta terça, a presidente da turma, Vânia Hack de Almeida, que havia pedido vistas, seguiu o voto de Marga Tessler. “A decisão foi no sentido de não haver ilegalidade na nomeação do então Ministro para o cargo de conselheiro da Itaipu Binacional, porquanto entendo inaplicável a lei 13.303/2016 (a Lei das Estatais), pois cuida-se de empresa regida por tratado internacional, o que afasta a legislação interna”, explicou a magistrada à assessoria do tribunal.

Comemoração – “Ainda não ganhamos a guerra, mas vencemos importante batalha pelo reconhecimento do status binacional da empresa”, afirmou Marun, que disse receber apoio do conselho e da direção da empresa, “do governo brasileiro, em especial do presidente Bolsonaro, do governo paraguaio, em Especial do presidente Mário Benitez, que continuou me tratando com especial deferência mesmo durante o afastamento, e dos amigos”.

O conselheiro destacou que sua presença no conselho “é importante para Mato Grosso do Sul”, que nunca teve um integrante na gestão de Itaipu –o que ocorre no momento em que a companhia aceitou financiar a construção da ponte bioceânica entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai, ao custo de R$ 75 milhões.

“Já retornei (ao cargo). Não preciso tomar posse de novo. A cassação da liminar torna sem efeito a minha suspensão”, emendou o conselheiro que, no cargo, terá salário próximo a R$ 27 mil. Para assumir a função, ele renunciou no início do ano ao mandato de deputado federal, que exerceria até o início de fevereiro (quando ocorreu a posse dos eleitos em 2018).

Nos siga no Google Notícias